Omar Hariri

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Omar Mokhtar El-Hariri[1] foi ministro de Assuntos Militares do Conselho Nacional de Transição (CNT)[2] no início da Guerra Civil Líbia, tendo sido substituído por Jalal al-Digheily (ou Jalal al-Dogheily)[3] [4]

Pertence a Tribo Farjan, que é baseada principalmente no oeste da Líbia, mas que também tem considerável presença na região de Sirte.

Quando era um jovem oficial do exército tornou-se amigo próximo Muammar Gaddafi[5] , e, em 1969, foi um dos militares que liderou o movimento que depôs o Rei Idris.

Em 1975, era o Secretário-Geral do Gabinete Revolucionário que governava a Líbia, mas decidiu organizar uma conspiração para derrubar Muammar Gaddafi, que fracassou. Cerca de 300 pessoas foram presas acusadas de participar daquela conspiração, quatro das quais morreram em decorrência dos interrogatórios e 21 foram condenadas à morte, incluindo Hariri, que passou 15 anos na prisão aguardando a execução, dois quais, quatro anos e meio em confinamento solitário, até que em 1990 foi colocado sob prisão domiciliar em Tobruk[6] [7] .

Referências

  1. Que em 2 de março de 2011 tinha 67 anos(How a onetime friend to Gadhafi became his rival, em inglês, acesso em 03 de novembro de 2012)
  2. Council Members, em inglês, acesso em 03 de novembro de 2012
  3. Special Commentary from Inside Western Libya-- On the Precipice: Libya’s Amazigh in Revolt, em inglês, acesso em 03 de novembro de 2012
  4. General's death puts Libyan rebels in turmoil, em inglês, acesso em 03 de novembro de 2012
  5. Tendo até mesmo ensinado o futuro líder líbio a dirigir um carro (How a onetime friend to Gadhafi became his rival, em inglês, acesso em 03 de novembro de 2012)
  6. How a onetime friend to Gadhafi became his rival, em inglês, acesso em 03 de novembro de 2012
  7. Key figures in Libya's rebel council, em inglês, acesso em 03 de novembro de 2012
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.