OpenSimulator

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
OpenSimulator
Logótipo
OpenSimulator
Plataforma .NET/Mono
Versão estável 0.9.0.1 (30 de Junho de 2018)
Sistema operacional Windows/Linux
Gênero(s) Servidor
Licença BSD License
Página oficial http://opensimulator.org/

OpenSimulator, frequentemente chamado de OpenSim, é um servidor open source para hospedagem de mundos virtuais similar ao Second Life. OpenSimulator utiliza o libsecondlife para cuidar da comunicação entre o cliente e o servidor, portanto é possível conectar a um servidor OpenSim utilizando o cliente Second Life da Linden Lab. Outros clientes para o Second Life tambés podem ser utilizados uma vez que o Second Life e Opensim utilizam os mesmo protocolos de comunicação.

Arquitetura[editar | editar código-fonte]

O OpenSimulator pode funcionar de dois modos: individual (standalone) ou grid. No modo standalone, um único processo cuida de todo o simulador. No modo grid, vários aspectos da simulação são separados entre multíplos processos, que podem ser executados em diferentes máquinas.

O modo standalone é simples de configurar, mas é limitado a um número pequeno de usuários. O modo Grid tem o potencial de ser escalonável conforme o número de usuários cresce.

No modo grid, a estrutura é dividida entre no mínimo cinco servidores:: servidor de usuários, servidor de grid, servidor de ativos, servidor de inventário e o servidor de simulação (ou região)

Grids públicos[editar | editar código-fonte]

Existem diversos 'grids públicos' disponíveis que requerem registro para serem acessados.

Os grids normalmente contribuem para o projeto OpenSimulator através de testes e participação comunitária. Este multiverso em desenvolvimento normalmente contém conteúdo gerado pelos usuários e podem ser basedos em recursos oferecidos por usuários.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]