Oração subordinada adjetiva

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Orações subordinadas adjetivas abv.: O.S.Adj. (no Brasil, em Portugal, Orações subordinadas adjectivas) são orações subordinadas que exercem função de adjetivo, dando uma característica a um substantivo. São equivalentes a um adjunto adnominal. São chamadas assim porque funcionam como um adjetivo de um substantivo ou pronome que se encontra na oração principal.

Ex: "Há homens que não merecem ser esquecidos"

Os conectivos usados pela introdução são, em geral, os pronomes relativos que, o qual, os quais, as quais, cujo, cuja, cujos, e cujas.

Classificação

As orações subordinadas adjetivas classificam-se em explicativas e restritivas.

Explicativas: acrescentam uma qualidade acessória ao antecedente e são separadas da oração principal por vírgulas. 

Ex: Os jogadores de futebol, que são iniciantes, não recebem salários. 

Restritivas: restringem o significado do antecedente e não são separadas da oração principal por vírgulas. 

Ex: Os artistas que declararam seu voto foram criticados. 

Orações subordinadas adjetivas restritivas

Orações subordinadas adjetivas restritivas restringem, limitam a significação do seu antecedente (substantivo ou pronome). São indispensáveis ao sentido do período e não se separam da oração principal por vírgula.

"Há alunos que praticam desporto." "As pessoas que são boas ajudam o próximo."

  • A oração "praticam desporto" restringe o sentido do termo alunos, assim dizendo que nem todos praticam desportos, sem a primeira oração o termo fica muito abrangente. As orações subordinadas adjetivas reduzidas podem ter o verbo no infinitivo, no gerúndio ou no particípio.

Orações subordinadas adjetivas explicativas

Orações subordinadas adjetivas explicativas são aquelas que realçam um detalhe do termo antecedente, que já se encontra definido, sem ela o termo continua com o mesmo sentido. Sempre é utilizada pela vírgula separando-a da oração principal. Exerce a função de aposto explicativo da oração principal.

"O Brasil, que é o maior país da América do Sul, tem milhões de analfabetos."

  • A oração adjetiva explicativa "que é o maior país da América do Sul" pode ser eliminada sem que a compreensão lógica da frase fique prejudicada, diferente das orações subordinadas restritivas.

Ver também


Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikilivros Livros e manuais no Wikilivros


Referências