Organização Mundial do Movimento Escoteiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Organização Escoteira
Dados da Organização
Nome World Organization of the Scout Movement Organização Mundial do Movimento Escoteiro
País Mundial
Sede Kuala Lumpur, Malásia
Data de Fundação 1920
Local de Fundação Inglaterra
Fundador Robert Baden-Powell
Membros mais de 50 milhões de associados
Scouting

A Organização Mundial do Movimento Escoteiro (OMME) foi fundada no início do século XX, a fim de assistir aos membros das organizações Nacionais do Movimento Escoteiro, servindo e educando jovens do mundo inteiro, pertencentes a todas as raças, cores, credos e condições sociais. É reconhecido um único Movimento Escoteiro por país, sendo que onde houver ramificações, principalmente por motivos de religião ou língua é formada uma federação da WOSM (Organização Mundial do Movimento Escoteiro). "Conferência Mundial do Escotismo" foi realizada pela primeira vez, em 1922. Esta é que corporifíca o Movimento e que geralmente imprime e orienta a política, dela participando os representantes das Organizações-Membro. Independente do seu tamanho, cada Organização Nacional tem 6 (seis) votos dentro da Conferência. De acordo com os estatutos a Conferência se realiza a cada três anos.

O Comitê Mundial do Escotismo é responsável pela implementação adequada das resoluções das Conferências e agindo em seu interesse no espaço que separa as Conferências. O "Comitê" é composto por 12 (doze) membros de doze países diferentes, eleitos pela "Conferência Mundial". Estes não representam seu país, porém os interesses do Movimento como um todo.

O Secretário Geral da Organização Mundial e o Tesoureiro honorário são membros ex-officio do "Comitê" e os presidentes dos "Comitês Regionais" funcionam como grupo consultivo do "Comitê Mundial", participando em suas reuniões como conselheiros. O "Comitê Mundial" se reúne pelo menos uma vez ao ano. O Bureau Mundial do Escotismo oferece serviços permanentes de Secretaria à "Conferência Mundial" e "Comitês" bem como auxílio profissional necessário para implementar suas funções. Inicialmente estabelecido em Londres em 1920 o Bureau foi transferido para Ottawa em 1959 e finalmente para Genebra em 1968.

A Estrutura do Escotismo Mundial[editar | editar código-fonte]

A Organização Mundial do Movimento Escoteiro dita uma orientação mundial. Cada país filiado possui sua representação nacional, a qual tem obrigação de manter os Princípios do Movimento Escoteiro, possuindo liberdade para realizar várias adaptações locais (uniformes, adestramento, cursos etc.). Conferência Mundial é a "Assembléia Geral" da Organização Mundial. É composta por representantes das associações nacionais dos países membros. Reúne-se a cada três anos num local determinado pela própria Conferência Mundial. O Comitê é o órgão executivo da Organização. Composto por 12 membros eleitos pela Coerência Mundial e dois membros escolhidos pelo próprio comitê (o secretário-geral e o tesoureiro) e atua no intervalo entre as Conferências. Podem ser designados sub-comitês para assuntos específicos. O Bureau Mundial é a secretaria da Organização e órgão de apoio da conferência e do Comitê Mundial, dá encaminhamento e providencia as deliberações destes órgãos. É dirigido pelo executivo Chefe do Bureau que é o Secretário Geral designado pelo Comitê Mundial. O escritório mundial está sediada em Genebra (Suíça), mantém 6 escritórios regionais: Interamericano, Europa, Ásia, África, Eurásia e Emirados Árabes.

Valores do Escotismo segundo a Organização Mundial do Movimento Escoteiro[editar | editar código-fonte]

Missão

A missão do escotismo é contribuir para a educação do jovem, baseado em sistema de valores baseados na Promessa e na Lei Escoteira, ajudando a construir um mundo melhor, aonde se valorize a realização individual e a participação construtiva em sociedade.[1]

Visão

Até 2023, o Escotismo será o principal movimento educacional jovem do mundo, permitindo que 100 milhões de jovens sejam cidadãos ativos, criando mudanças positivas em suas comunidades e no mundo, com base em valores compartilhados.[2]

Princípios do Escotismo
A Organização Mundial do Movimento Escoteiro define como Princípios do Escotismo
  1. Dever para com Deus (crença e vivência de uma fé, independentemente de qual seja);
  2. Dever para com os outros (participação na sociedade, boa ação, serviço ao próximo);
  3. Dever para consigo próprio (crescimento saudável e auto desenvolvimento).
Desenvolvimento físico

Proporcionar o desenvolvimento físico do jovem por meio de jogos ao ar livre, exercícios, excursões e acampamentos.

Desenvolvimento moral

A finalidade é o caráter com um propósito. E o propósito é que essa geração seja sadia no futuro, para desenvolver a mais alta forma de compreensão e dever para com Deus, pátria e próximo.

Desenvolvimento intelectual

Dá-se uma preparação adequada pelo conhecimento adquirido em cada uma das etapas como cozinha; campismo, nós, natação e salvamento; primeiros socorros; regras de segurança, orientação, transmissão de sinais, estudo da natureza …

Fogo de Conselho.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Páginas em inglês