Oto Henrique, Eleitor Palatino

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Retrato do Príncipe-eleitor Oto Henrique, por Georg Pencz.

Oto Henrique (Amberg, 10 de Abril de 1502Heidelberg, 12 de Fevereiro de 1559) foi um Príncipe-Eleitor do Eleitorado do Palatinato. Este membro da Casa de Wittelsbach foi Conde Palatino do Palatinado-Neuburg entre 1505 e 1559 e Eleitor do Palatinato entre 1556 e 1559. Era filho de Ruperto, Conde Palatino e Bispo de Freising (terceiro filho de Felipe, Eleitor Palatino) com Isabel da Baviera-Landshut (filha de Jorge da Baviera).

Fachada do Ottheinrichsbau, Heidelberger Schloss (1894).

Como neto de Jorge da Baviera, o jovem Oto-Henrique tornou-se regente do novo ducado do Palatinado-Neuburg depois do Palatinado ter perdido a Guerra de Sucessão de Landshut contra Alberto IV da Baviera.

Oto Henrique levou o Protestantismo para o Eleitorado do Palatinato em 1557. Patrocinou as artes, promoveu a ciência e comprometeu-se com a formação de médicos para a dissecação de cadáveres. A sua biblioteca, a Bibliotheca Palatina, foi considerada uma das mais importantes do seu tempo. No Heidelberger Schloss deixou o Ottheinrichsbau (Edifício de Oto Henrique), assim nomeado em sua homenagem, como um exemplo de arquitectura renascentista alemã.

Esteve envolvido em diversos conflitos causados pelo seu dispendioso estilo de vida, o que o colocou à beira da bancarrota.

Oto Henrique casou com Susana da Baviera (15021543), filha de Alberto IV da Baviera, no dia 16 de Outubro de 1529. Foi o seu segundo marido e o casal não teve filhos.

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.