Otto Wucherer

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde Agosto de 2014). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Otto Wucherer

Otto Edward Henry Wucherer (Porto, Portugal, 1820 – Bahia, Brasil, 1873) foi um médico radicado na cidade de Salvador, Bahia, onde faleceu. Foi dedicado à medicina tropical e pioneiro no estudo da filariose.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Na história da filariose destaca-se como pioneiro Otto Edward Henry Wucherer, diplomado pela Faculdade de Medicina de Tubingen, mas radicado em Salvador (Bahia) onde faleceu a 8 de maio de 1873, vitimado por "apoplexia cerebral".

Em 1866, Wucherer demonstrava os embriões de filária na urina de um doente de Silva Lima. Foi a "Gazeta Médica da Bahia" a primeira revista do país a publicar os trabalhos de Wucherer, o verdadeiro fundador da helmintologia brasileira.

Silva Lima, um dos mais notáveis clínicos que o Brasil já possuiu, o grade médico luso-brasileiro, sempre defendeu para Wucherer a prioridade desta descoberta, publicada em modesto órgão da imprensa médica da Bahia.

Otto Wucherer fez da terra brasileira sua pátria adotiva. Mestre da medicina tropical no Brasil, juntamente com Paterson e Silva Lima engrandeceu a ciência brasileira, fazendo da Bahia um dos maiores centros da cultura da América do Sul, nos meados do século XIX.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Lacaz CS. Temas de Medicina: Biografias, Doenças e Problemas Sociais. São Paulo, Lemos Editorial, 1997. p. 19.