Otus alius

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Como ler uma caixa taxonómicaOtus alius
Taxocaixa sem imagem
Estado de conservação
Status none DD.svgDados insuficientes (IUCN 3.1) [1]
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Strigiformes
Família: Strigidae
Género: Otus
Espécie: O. alius
Nome binomial
Otus alius
Rasmussen, 1998

Otus alius é uma espécie de ave da família Strigidae. Endêmica da Índia, onde pode ser encontrada apenas nas ilhas Nicobar. É considerada pela IUCN como uma espécie deficiente de dados, por não possuir dados suficientes para se propor um estado de conservação adequado.

Nomenclatura e taxonomia[editar | editar código-fonte]

A espécie foi descrita por Pamela Cecile Rasmussen em 1998 como Otus alius, com base em dois espécimes, um coletado em 1966 e outro em 1977, ambos na Grande Nicobar.[2] Anteriormente à descrição oficial, esta população era tratada como pertencente as espécies Otus sunia ou Otus magicus dependendo do autor.[3]

Distribuição geográfica e habitat[editar | editar código-fonte]

A espécie é endêmica das ilhas Nicobar, localizadas na baía de Bengala, sendo registrada apenas nas ilhas de Grande Nicobar, onde foram coletados os dois espécimes conhecidos, e Teressa, onde foi feito um registro fotográfico em 2003. Possivelmente ocorra em outras ilhas do grupo.[1]

Conservação[editar | editar código-fonte]

Otus alius é classificada pela União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN) na categoria de dados insuficientes, por não possuir informação suficiente para se propor um estado de conservação adequado.[1] As principais ameaças são desconhecidas, mas o desmatamento para a expansão da agricultura, os projetos de desenvolvimento rodoviários e a expansão dos assentamentos humanos podem ser listados como causas de destruição do habitat e consequentemente ameaça a sobrevivência da espécie. O tsunami de 2004 também pode ter contribuído com a degradação das florestas costeiras.[1]

Referências

  1. a b c d BirdLife International (2012). Otus alius (em Inglês). IUCN 2014. Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN de 2014 Versão 3. Página visitada em 22 de maio de 2015.
  2. Rasmussen, P.C.. (1998). "A new Scops Owl from Great Nicobar Island". Bulletin of the British Ornithologists Club 118 (3): 143-153.
  3. del Hoyo, J.; Elliott, A.; Sargatal, J. 1999. Handbook of the Birds of the World, vol. 5: Barn-owls to Hummingbirds. Lynx Edicions, Barcelona, Spain.
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Otus alius
Ícone de esboço Este artigo sobre Aves, integrado no Projeto Aves é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.