Pódio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Na arquitectura, podium ou pódio é o nome dado à base alta onde se elevam os templos romanos e os seus antecessores etruscos. Pode ser considerado o correspondente romano do estereóbata grego. No entanto, ao contrário da estrutura grega, o podium romano possui altura e número de degraus variável. Também pode ser referido como podium o piso térreo de um edifício cuja forma procure dar o mesmo efeito. (exemplo: fachada oriental do Louvre, de Claude Perrault)

Pódio (desporto)[editar | editar código-fonte]

Nome dado à plataforma ou estrutura onde os concorrentes classificados nos primeiros lugares são apresentados ao público.[1]

Automobilismo[editar | editar código-fonte]

Em muitas categorias de automobilismo, os três primeiros colocados em uma corrida sobem em um pódio para a cerimônia de entrega de troféus. Em categorias internacionais, o hino nacional do país do piloto vencedor, e também o da a equipe ou construtor vencedor pode ser tocado, e as bandeiras dos países dos pilotos são hasteadas por cima deles. Após a entrega dos troféus, os pilotos, muitas vezes, jogam champanhe uns sobre os outros enquanto os membros de sua equipe assistem. A tradição iniciada por Dan Gurney durante a cerimônia de entrega de troféus realizada nas 24 Horas de Le Mans de 1967.[2] Geralmente, os pilotos se abstem de jogar champagne se uma fatalidade ou acidente grave acontecer durante o evento.

A NASCAR Sprint Cup Series, o mais alto nível das corridas de stock car nos Estados Unidos, não tem um pódio de três competidores. Ao contrário, o piloto e a equipe vencedora comemoram a vitória na pista.

A IRL IndyCar Series não utiliza um pódio na 500 Milhas de Indianápolis e na Firestone 550. A Indy 500 tem uma longa tradição do piloto vencedor e da equipe comemorarem a vitória na pista, enquanto presidente do Circuito do Texas (onde ocorre a Firestone 550) Eddie Gossage afirmou que a celebração da vitória na pista deve ser reservada ao vencedor da corrida.

Podium (gasolina)[editar | editar código-fonte]

Nome dado a um tipo de gasolina brasileira de alta octanagem, comercializada pela Petrobras Distribuidora.

Referências

  1. Novo Dicionário do Aurélio, Folha se S. Paulo
  2. Lewis Franck. Sometimes It Just Flows (html) (em inglês) All American Racers. Página visitada em 22 de agosto de 2011.
Ícone de esboço Este artigo sobre esporte/desporto é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.