Papel-alumínio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O lado baço da folha de papel-alumínio.

Papel-alumínio ou papel de alumínio é o nome que se dá à folha fina de alumínio, de espessura inferior a 0,2 mm, podendo em alguns casos chegar a 0,006 mm. Por ser fina, a folha metálica é altamente maleável e pode ser dobrada ou cobrir objetos com facilidade.

História[editar | editar código-fonte]

O papel-alumínio foi comercializado pela primeira vez em 1910 por "Dr. Lauber, Neher & Cie.",[1] cuja fábrica se localizava em Emmishofen, na Suíça. As pesquisas com o produto já vinham se desenvolvendo desde dezembro de 1907.

Dois rolos de papel-alumínio, o da esquerda mostrando a superfície opaca e o da direita, a brilhante.

Em 1911, a empresa Tobler, sediada em Berna, começou a embalar suas barras de chocolate em papel-alumínio, incluindo seu modelo mais famoso, o Toblerone. Em 1912, o papel-alumínio passou a ser usado pela Maggi como embalagem para sopas e cubos de tempero.

Após sua introdução no mercado, passaram-se várias décadas até que substituísse por completo o uso do papel de estanho, em meados do século XX.

Características[editar | editar código-fonte]

O papel-alumínio costuma ter um lado mais brilhante e outro mais baço, e em receitas frequentemente se informa qual o lado que deve ficar para fora ao se cobrir um alimento.

Para conferir mais resistência ao alumínio, este é comumente laminado em combinação com outros materiais como o plástico e o papel ou papelão, como é o caso da embalagem Tetra Brik.

Algumas de suas características secundárias também valorizadas são a boa condutividade elétrica, e a má transmissão de calor, o que o faz um isolante térmico tanto por efeito barreira como por reflexão das ondas eletromagnéticas.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Mary Bellis (9 de abril de 2012). «Charles Martin Hall - The History of Aluminum». Inventors.about.com. Consultado em 28 de dezembro de 2012 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Papel-alumínio