Pardelão-prateado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaPardelão-prateado
Pardelão-prateado

Pardelão-prateado
Estado de conservação
Status iucn3.1 LC pt.svg
Pouco preocupante
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Procellariiformes
Família: Procellariidae
Género: Fulmarus
Espécie: F. glacialoides
Nome binomial
Fulmarus glacialoides
(Smith, 1840)
Fulmarus glacialoides

O Fulmarus glacialoides (popularmente conhecido como Pardelão-prateado), é uma ave marinha do hemisfério sul. Esta espécie habita ao redor da Antártida, Atlântico Sul e Sul do Oceano Índico, e varia no mar no sul da Austrália, Nova Zelândia, América do Sul central e África do sul. A também espécies relatadas a partir da "boca do Rio Columbia, no Oregon" são considerados como falso pardelão-prateado. Outras aves do seu gênero se assemelham muito ao pardelão-prateado, o Fulmar-glacial

Descrição[editar | editar código-fonte]

É um bem grande petrel, volumosa, de 45 a 50 cm de comprimento com uma envergadura de 110 a 120 cm . O macho tem um peso médio de 7,95 kg, Enquanto a fêmea pesa cerca de 7,4 kg. A fêmea pode aumentar seu peso para 9,32 a 10,5 kg no início da mudança de incubação dos ovos. O macho tem um comprimento de asa de 34 cm, comprimento do bico de 44,6 mm, comprimento do tarso de 52,1 mm e comprimento da cauda de 12,4 centímetros. A fêmea tem um comprimento de asa de 33,9 cm, comprimento do bico de 43 mm, comprimento do tarso de 51,5 mm (2,03 in) e comprimento da cauda de 12,1 centímetros (4,8 in).

Esse pássaro voa muitas vezes, olhando para baixo para verificar a água. As asas são bastante amplas e arredondadas e são duras. A plumagem é principalmente pálida cinza-prateado em cima e branco em baixo. A cabeça é branca com uma coroa cinza pálida. As pontas das asas são pretas com uma grande mancha branca e as asas têm uma borda escura traseira. As pernas e os pés são de um azul pálido. Aves jovens de até um ano de idade do primeiro ano tem um projecto mais delgados do que os adultos.

É geralmente silenciosa, mas emite sons altos, chama cacarejando que são emitidas do ninho ou em bandos de alimentação.

Comportamento[editar | editar código-fonte]

Alimentação[editar | editar código-fonte]

Pardelão-prateado frequentemente se reúnem em bandos, muitas vezes com outras espécies de aves marinhas, como Cabo Petréis, quando há uma grande concentração de alimentos como um cardume de krill ou em torno de navios baleeiros e arrastões. O krill e outros crustáceos são a componentes mais importante da dieta, mas a espécie também se alimenta de pequenos peixes, como o silverfish Antártica e lulas como o Psychroteuthis, Gonatus e Galiteuthis. O alimento é normalmente capturado a partir da superfície da água, mas ocasionalmente o pardelão-prateado mergulha na água para pegar o alimento

Referências[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Aves, integrado no Projeto Aves é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.