Parque Nacional Nahuel Huapi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Vista do lago Huapi desde a ilha Vitória
Mapa.

O Parque e Reserva Nacional Nahuel Huapi é uma área protegida da Argentina.[1] Localizado na Patagônia argentina, ele se estende por 712 160 ha numa faixa de 50 a 60 km recostada sobre a Cordilheira dos Andes, ao sudoeste da província de Neuquén e noroeste da província de Rio Negro.

O parque é o mais antigo dos parques nacionais argentinos. Foi criado em 1934, sobre a base da doação de três léguas quadradas (225.000 ha) feita por Francisco Pascasio Moreno em 1903 para sua criação.

A maior cidade dentro do parque é San Carlos de Bariloche, que serve de principal base para as atividades turísticas, de recreação, desportivas, e de pesquisas da natureza que se desenvolvem no parque. Villa la Angostura é outra localidade que se situa na orla norte do Lago Nahuel Huapi, dentro dos limites do parque.

Quanto à sua fauna e flora o parque apresenta três ambientes claramente distintos: o altoandino, o bosque úmido e a estepe patagônica.

A zona ocupada pelo parque foi percorrida e visitada em várias oportunidades pelo Dr. Francisco Pascasio Moreno, que em 22 de janeiro de 1876 foi o primeiro homem branco que chegou às orlas do Lago Nahuel Huapi desde o Oceano Atlântico.

Referências

  1. «Parque Nacional Nahuel Huapi». Intendencia del Parque Nacional Nahuel Huapi. Consultado em 15 de outubro de 2019 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia da Argentina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.