Lago Nahuel Huapi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Lago Nahuel Huapi
Lago Nahuel Huapi
Localização
Coordenadas 41° 05′ 25″ S, 71° 20′ 08″ O
Localização Patagônia, Argentina
País  Argentina
Localidades mais próximas San Carlos de Bariloche
Características
Tipo Natural
Área * 530 km²
Comprimento máximo 37 km
Largura máxima 10,2 km km
Perímetro * 357 km
Profundidade média 157 m
Profundidade máxima 438 m
Efluentes Rio Limay
Ilhas Isla Victoria
* Os valores do perímetro, área e volume podem ser imprecisos devido às estimativas envolvidas, podendo não estar normalizadas.

O Nahuel Huapi é um lago argentino de origem glacial com 550 km² situado a cerca de 700 metros acima do nível do mar a pouca distância da fronteira com o Chile. É compartilhado pelas províncias argentinas de Río Negro e Neuquén e é margeado pelo Parque Nacional Nahuel Huapi. Às suas margens foi fundada em 1895 a famosa cidade de San Carlos de Bariloche.

Como podemos ver ao lado, o Lago Nahuel Huapi é cercado pela linda Cordilheira dos Andes, as montanhas ao fundo da imagem. Uma curiosidade sobre a água do lago, é que ela é potável, pois ela é originária da região, de origem glaciária, ou seja, não tem despejo de esgoto, não possui garrafas plásticas, entre outros.

Em 1934 o Parque Nacional de Nahuel Huapi foi fundado a partir de uma doação, feita pelo cientista Francisco Moreno, do terreno. Em mapuche, um idioma dos nativos habitantes da região de Bariloche, Nahuel Huapi significa "Ilha do Jaguar" ou "Ilha do Puma", em citação ao que hoje é a Isla Victoria, uma das principais atrações do parque, junto com o Bosque de Arrayanes.

O lago se destaca por sua profundidade (a máxima alcança os 450 m) e por suas sete ramificações ou braços: Campanario, de la Tristeza, Blest, Machete, del Rincón, Última Esperanza e Huemul. É também a nascente do rio Limay. Posui várias ilhas, sendo a maior de todas e importante por sua atividade turística a Isla Victoria, com 31 km².

Lago Nahuel Huapi, o primeiro Parque Nacional da Argentina.

Suas águas, suas ilhas e a paisagem ao seu redor o tornam um dos locais de maior atração do sul da Argentina. Quiçá aqueles que ficam poucos dias na cidade de San Carlos de Bariloche não têm a oportunidade inesquecível de presenciar a mudança de cores das suas águas. De um azul-turquesa intenso em dias ensolarados, para um tom prateado em dias nublados e quase negro em dias chuvosos. E quando quase não ha vento, suas águas são como um enome espelho que reflete os contrastes da natureza que o envolve.

Foi descoberto em 1670 por missionários jesuítas provenientes de Castro, na ilha de Chiloé. Estes fundaram uma missão na península Huemul, às margens do lago, para evangelizar os nativos.

A missão foi abandonada em 1718 devido ao assassinato de 5 religiosos. Quase dois séculos depois, a 22 de Janeiro de 1876, o perito Francisco Pascasio Moreno (mais conhecido como Perito Moreno) subiu o rio Limay, chegando à margem leste do lago.

Atualmente diversas embarcações percorrem suas águas levando turistas e amantes das paisagens patagónicas.

Lago Nahuel Huapi
Ondas no Nahuel Huapi
Nahuel Huapi
Vista do Canto esquerdo do Lago

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Quiroz, R.; Delfino, R.; Cuch, S. y Merello, R.;. Diccionario Geográfico de ambientes acuáticos continentales de la República Argentina. Parte I. Ambientes lénticos, Instituto Nacional de Investigación y Desarrollo Pesquero, Departamento Aguas Continentales, 1983.
  • De Aparicio, F. y Difrieri, H.; La Argentina. Suma de Geografía, Tomo V, Ediciones Peuser, Buenos Aires, 1960.
  • Erize, F.; Canevari,M.; Canevari, P.; Costa,G. y Rumboll, M. "Los Parques Nacionales de la Argentina y otras áreas naturales" Ed. INCAFO. Madrid, 1981.
  • Autores Varios. Enciclopedia Visual de la Argentina, Tomo II, Clarín-A.G.E.A.S.A. Buenos Aires, 2002. ISBN 950-782-232-1

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia da Argentina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.