Paul Cress

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Paul Cress
Ciência da computação
Nacionalidade Canadá Canadense
Nascimento 1939
Morte 20 de agosto de 2004 (65 anos)
Atividade
Campo(s) Ciência da computação
Instituições Universidade de Waterloo
Prêmio(s) Prêmio Grace Murray Hopper (1972)

Paul H. Cress (193920 de agosto de 2004) foi um cientista da computação canadense.

Foi lecturer de ciência da computação na Universidade de Waterloo quando em 1966 liderou, com seu colega Paul Dirksen, uma equipe de programadores que desenvolveu um compilador em linguagem de programação Fortran denominado WATFOR (WATerloo FORtran)]], para o IBM System/360. O projeto /360 WATFOR foi iniciado pelo professor James Wesley Graham, em sequência ao sucesso da implementação em 1965 de um compilador WATFOR para o computador IBM 7040. Uma versão melhorada do compilador /360 WATFOR foi denominada WATFIV (WATerloo Fortran IV).

WATFOR e WATFIV tornaram a programação Fortran acessível em ambientes universitários, tornando-se a Universidade de Waterloo em um centro de pesquisas em computação. Em 1972 Cress ae Dirksen foram laureados com o Prêmio Grace Murray Hopper da Association for Computing Machinery, "pela criação do compilador WATFOR, o poderoso membro de uma nova família de ferramentas de diagnóstico e educativa."[1]

Publicações[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. 1972 – Paul H. Cress Grace Murray Hopper Award. Association for Computing Machinery. Página visitada em 9 de setembro de 2012.


Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) cientista da computação é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.