Paul Rudolf von Bilguer

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Paul Rudolf von Bilguer
Paul Rudolf von Bilguer
Nascimento 21 de setembro de 1815
Ludwigslust
Morte 16 de setembro de 1840 (24 anos)
Berlim
Cidadania Reino da Prússia
Ocupação jogador de xadrez, oficial, escritor de não ficção
Causa da morte tuberculose

Paul Rudolf von Bilguer (21 de Setembro de 181516 de Setembro de 1840) foi um enxadrista alemão e teórico de xadrez do Século XIX.

Vida[editar | editar código-fonte]

Ele recebeu seu treinamento em 1829 no instituto do grão-ducal em Schwerin, onde se destacou principalmente em matemática. A pedido de seus pais, ele se juntou ao 24º Regimento de Infantaria da Prússia em Neu-Ruppin em 1833 como um candidato a oficial, que era comandado pelo Grão-Duque de Mecklenburg-Schwerin. A partir do outono de 1837, ele freqüentou a escola de guerra em Berlim com o posto de tenente. No mesmo ano, ele adoeceu com tuberculose e teve que deixar o trabalho em abril de 1839.

Em qualquer caso, Bilguer não era adequado para uma carreira militar; seus principais interesses eram xadrez e literatura. Por causa de seu curto período de serviço, ele não recebeu pensão. No verão de 1840 ele ficou quase completamente cego e depois de um curto período de tempo sucumbiu à doença pulmonar mencionada acima.[1][2][3]

Segundo Tassilo von Heydebrand e a Lasa, Bilguer tinha “olhos azuis vivos, cabelos ruivos e uma barba forte”. Sua aparência foi registrada por uma litografia (baseada em uma imagem original feita anteriormente), que foi impressa em edições posteriores do manual com o seu nome.[4][5][6][7][8]

Campeão de xadrez de Berlim[editar | editar código-fonte]

Paul Rudolf von Bilguer pertencia à Sociedade de Xadrez de Berlim e se juntou ao grupo de mestres de Berlim que mais tarde foram chamados de "Plêiades" em homenagem às sete estrelas. Seu chefe era o mestre mais velho Ludwig Bledow.

Bilguer tinha fama de ser um excelente jogador, o que também é confirmado pelas partidas de xadrez que recebeu. Sua habilidade de jogar às cegas atraiu particularmente a atenção. Menção especial foi feita a uma apresentação simultânea em 19 de março de 1840. Bilguer jogou um total de três jogos. Ambos os jogos cegos foram ganhos por ele, mas ele perdeu o jogo de tabuleiro. Essa conquista, que foi admirada na época, foi claramente superada duas décadas depois por Paul Morphy e Louis Paulsen.[4][5][6][7][8]

Contribuição para a teoria do xadrez[editar | editar código-fonte]

Embora fosse considerado um mestre muito talentoso, a importância de Bilguer para a história do jogo reside no campo da teoria do xadrez. Em 1839, ele publicou uma monografia de abertura inovadora intitulada Das Zweispringerspiel im Nachzuge. Desde então, a inauguração também passou a ser chamada de Defesa Prussiana, especialmente na Alemanha. Mas o nome “jogo de dois cavaleiros” de Bilguer prevaleceu. No livro, as variantes iniciais foram tabuladas e cuidadosamente anotadas.

Finalmente, com base no esquema de seu tratado sobre o jogo de dois cavaleiros, Bilguer traçou o plano do manual do jogo de xadrez. O novo livro de xadrez, revolucionário em sua concepção, foi publicado três anos após sua morte sob a direção de seu amigo Tassilo von Heydebrand und der Lasa. Bilguer foi identificado como o autor, e essa homenagem póstuma foi continuada em edições posteriores totalmente revisadas no século XX.[4][5][6][7][8]

Trabalhos[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Tassilo von Heydebrand und der Lasa: Paul Rudolph v. Bilguer. In: Schachzeitung, Mai 1864, S. 132–135
  2. Kirchenbuch Rostock (St. Johannis), Geburts- und Taufeintrag o. Nr. auf S. 119
  3. Der Geburtstag wurde im Kirchenbuch vom 22. Mai auf den 21. Mai korrigiert.
  4. a b c Peter Gütler: Paul Rudolph von Bilguer. Schachtheorie als Wissenschaft. In: Kaissiber, Nr. 12, Oktober–Dezember 1999, S. 58–64.
  5. a b c Tassilo von Heydebrand und der Lasa: Paul Rudolph v. Bilguer. In: Schachzeitung, Mai 1864, S. 132–135.
  6. a b c O[tto] Koch: Paul Rudolf v. Bilguer geboren am 21. September 1815 gestorben am 16. September 1840. Ein Lebensbild zur Feier seines hundertsten Geburtstags gezeichnet nebst einer Auswahl aus den von ihm gespielten Partien. Verlag von Hans Hedewig’s Nachfolger, Leipzig 1915.
  7. a b c Michael Negele: Ein Wegbereiter der modernen Schachtheorie. Zum 200sten Geburtstag von Paul Rudolf von Bilguer. Website des Deutschen Schachbundes e. V., 21. September 2015. Abgerufen am 1. April 2017.
  8. a b c Neuer Nekrolog der Deutschen auf das Jahr 1840, S. 997 ff.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre enxadrismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.