Pedro Sbalchiero Neto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Pedro Sbalchiero Neto, MS
Bispo da Igreja Católica
Ordenação e nomeação
Ordenação presbiteral 4 de fevereiro de 1984
Ordenação episcopal 5 de abril de 2003
Lema episcopal DEIXAI-VOS RECONCILIAR
Dados pessoais
Nascimento BrasilSananduva, 14 de dezembro de 1953
Morte BrasilVacaria, 3 de julho de 2007 (53 anos)
dados em catholic-hierarchy.org
Bispos
Categoria:Hierarquia católica
Projeto Catolicismo

Dom Pedro Sbalchiero Neto, MS (Sananduva, 14 de dezembro de 1953Vacaria, 3 de julho de 2007) foi um bispo católico brasileiro, foi o quinto bispo da Diocese de Vacaria.

Biografia

Filho de Valentim Sbalchiero e de Maria Miola Sbalchiero, Dom Pedro ingressou no Seminário Nossa Senhora da Salette, de Marcelino Ramos, no Rio Grande do Sul, aos 27 de fevereiro de 1969. Concluiu o curso ginasial em 1972. Concluiu o segundo grau em Curitiba onde fez também a Faculdade de Filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Em 1979 fez o noviciado e professou os votos aos 2 de fevereiro de 1980. Concluiu o curso de Teologia em novembro de 1983 na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, no bairro do Ipiranga em São Paulo. Foi ordenado sacerdote aos 4 de fevereiro de 1984 no Santuário Nossa Senhora da Salette, em Marcelino Ramos.

Trabalhou por três anos na paróquia Nossa Senhora da Glória em Francisco Beltrão, no Paraná; três anos na divulgação da Revista "Salette", em Marcelino Ramos; um ano e meio na paróquia Nossa Senhora da Salette, em Curitiba; dez anos na paróquia Nossa Senhora da Salette em São Paulo e dez meses na paróquia Nossa Senhora da Salette do Rio de Janeiro, no bairro Catumbi.

Aos 8 de janeiro de 2003 foi nomeado bispo coadjutor de Vacaria, pelo Papa João Paulo II; foi ordenado bispo aos 5 de abril do mesmo ano. Tomou posse na Quinta-feira Santa de 2003 e sucedeu a Dom Orlando Octacílio Dotti, OFMCap no dia 12 de novembro de 2003.

Dom Pedro Sbalchiero Neto morreu após ter sido por 3 anos Bispo desta Diocese. Ele foi ordenado bispo em Ibiaçá em 2003 e em janeiro de 2006 foi operado por conta de tumor no cérebro, mas se recuperou surpreendentemente, retornando a assumir a Diocese em Junho do mesmo ano. Porém, vitima de complicações, voltou a UTI com pneumonia em Julho, retornou a Curitiba para exames e voltou a Vacaria em 2006, só vindo a falecer em 3 de julho de 2007 vitima de insuficiência respiratória.

Precedido por
Dom Frei Orlando Octacílio Dotti, OFMCap
Bispo de Vacaria
2003 - 2007
Sucedido por
Dom Frei Irineu Gassen, OFM
Ícone de esboço Este artigo sobre Episcopado (bispos, arcebispos, cardeais) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.