Percy Deane

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Percy de Mello Deane (Manaus, 19211993) foi um pintor e desenhista brasileiro. Nascido em Manaus, passou a infância em Belém e, transferindo-se para o Rio de Janeiro, cursou a Escola Nacional de Belas Artes, onde foi aluno de Quirino Campofiorito.

Em 1942, executou um grande painel para o Cassino da Pampulha, em Belo Horizonte, a convite de Oscar Niemeyer. É de sua autoria também o mosaico do saguão do anexo da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro. Conquistou no Salão Nacional de Belas Artes o prêmio de viagem ao país, em 1943. Participou, ainda nos 1940, de mostras de artistas brasileiros em Montevidéu, Buenos Aires, Santiago do Chile e La Plata. Como desenhista, ilustrou as crônicas de Nelson Rodrigues na revista O Cruzeiro, além de obras de Graciliano Ramos, José Lins do Rego, Josué Montelo, Alina Paim, entre outros.

É autor de diversos retratos de personalidades, destacando-se o do poeta João Cabral de Melo Neto. Tem um desenho na coleção latino-americana do Museu de Arte Moderna de Nova York.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • BREST, Jorge Romero. La pintura brasileña contemporánea. Buenos Aires: Poseidon, 1945.
  • MARGUTTI, Mario. Desenho brasileiro contemporâneo. Rio de Janeiro: Europa, 1988.
  • MORAIS, Frederico. Cronologia das artes plásticas no Rio de Janeiro, 1816-1994. Rio de Janeiro: Topbooks, 1995.
  • PONTUAL, Roberto. Dicionário das artes plásticas no Brasil. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1969.
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.