Periquito-do-paraíso

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaPeriquito-do-paraíso
Par-1-.jpg

Estado de conservação
Status iucn2.3 EX pt.svg
Extinta  (1927) (IUCN 2.3)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Psittaciformes
Família: Psittacidae
Subfamília: Platycercinae
Tribo: Platycercini
Género: Psephotus
Espécie: P. pulcherrimus
Nome binomial
Psephotus pulcherrimus
(Gould, 1845)

O periquito-do-paraíso (Psephotus pulcherrimus) foi uma ave colorida, de tamanho médio, nativa de zonas de bosque da zona fronteiriça entre Queensland e Nova Gales do Sul. Chegou a ser moderadamente comum, na sua restrita área de distribuição. O último espécimen vivo foi observado no ano de 1927. Pesquisas extensivas e sustentadas em anos seguintes, falharam em providenciar evidências fiáveis da sua existência e como tal, foi considerada como extinta.

Estas aves viviam em pares ou em pequenos grupos familiares, fazendo os seus ninhos em ninhos de térmitas vazios e em locais semelhantes, muitas vezes ao nível do solo ou muito próximo deste. Alimentava-se, tanto quanto se sabe, de sementes de gramíneas.

A sua plumagem era muito colorida, mesmo para os padrões de um psitacídeo: uma mistura de turquesa, ciano, escarlate, preto e castanho, com uma cauda de dimensão similar ao do resto do corpo.

As razões para o seu declínio permanecem incertas. Possibilidades incluem a sobrepastorícia, desflorestação, regimes de fogo alterados, caça por parte de coleccionadores de aves, predação por mamíferos introduzidos, como o gato selvagem. Tornou raro a partir do fim do século XIX e pensou-se que estivesse extinto em 1915. Uma série de pesquisas conseguiu localizar vários indivíduos durante a década seguinte. O último registo visual foi em 14 de Setembro de 1927.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • (em inglês) BirdLife International (2004). Psephotus pulcherrimus. 2006 IUCN Red List of Threatened Species. IUCN 2006. Acesso a 11 Maio 2006.
  • Glimpses of Paradise: The Quest for the Beautiful Parrakeet, Penny Olsen ISBN9780642276520, Canberra: National Library of Australia, 2007