Piwigo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Piwigo
Screens Piwigo.png
Piwigo
Desenvolvedor Pierrick Le Gall e Equipe Piwigo
Lançamento 2002
Versão estável 2.5.3 (26 de outubro de 2013; há 44 semanas)
Sistema operacional independe de SO
Gênero(s) Galeria de Fotos
Licença GNU GPL
Página oficial www.piwigo.org

Piwigo (formalmente PhpWebGallery) é uma ferramenta para a criação de galeria de imagens licenciada sob a GPL. É escrita em PHP e utiliza uma base de dados MySQL. Piwigo foi formalmente conhecido como PhpWebGallery. O criador do Piwigo, Pierrick Le Gall anunciou a renomeação no seu blog pessoal em 24 de setembro de 2008.[1]

Caracteristicas principais[editar | editar código-fonte]

Adicionar fotos
Com um formulário web, com um software FTP, com digiKam, Shotwell, Lightroom, iPhoto(Mac users), Aperture (Mac users) ou aplicações móveis para iPhone/iPad e sistemas operativos Android)]
Tamanhos multiplos 
Cada foto pode existir em 9 tamanhos, de XXS até XXL, para aperfeiçoamento de compatibilidade com diversas resoluções dos monitores (desde telefones smart a HDTVs)
Marca de água 
Piwigo pode adicionar automáticamente uma marca de água em todas as fotos para as proteger de cópias fraudolentas e não desejadas.
Álbuns 
Cada foto é colocada em um ou mais álbuns. Os álbuns são apresentados hierarquicamente e não existe limite de tamanho ou profundidade.
Tags 
O administrador pode descrever as fotos com tags, assim, os visitantes podem navegar pelas fotos por tags ou múltiplas tags relacionadas, por exemplo "Noite + Paris + João".
Calendário
A partir de metadados EXIF, Piwigo sabe a data de cada foto e é capaz de mostrar as fotos de um determinado dia, mês ou ano.
Temas 
A apresentação visual da galeria de fotos é definida pelo tema usado. Existem vários temas produzidos pela comunidade do projeto.
Extensões (Plugins) 
Extensões ampliam as capacidades do Piwigo. Exemplo de extensões:YouTube, Vimeo, Dailymotion e Google Maps.
Controlo de acesso  
Permissões são determinadas pelo administrador, restringindo ou garantindo acesso de acordo com com o nível definido para fotos e álbuns.
Sistema de notificação 
Os visitantes podem ser alertados das alterações e atualizações por meio de canais RSS, E-mail ou publicação em canais sociais como Twitter, Facebook ou Google+.

Outras caracteristicas podem ser consultadas a página de caraterísticas do site Piwigo.

Instalação[editar | editar código-fonte]

O Piwigo pode ser instalado por meio de vários métodos num ambiente de hospedagem. Os usuários podem baixar a versão atual do Piwigo a partir de piwigo.org. Podem baixar o código fonte completo e transferir para o seu servidor de hospedagem ou baixar o script NetInstall (um único arquivo PHP), enviar para o servidor e em seguida, no seu navegador, chamá-lo para que ele faça o download automático do Piwigo.

Piwigo pode ser usado para instalação em distribuições GNU/Linux tais como Debian/|Ubuntu via APT packages system onde Piwigo está acessivel.

Muitos serviços de hospedagem compartilhados também oferecem a instalação automatizada do Piwigo através de seu painel de controle: Piwigo está disponível em SimpleScripts e Softaculous.

Os serviços de hospedagem como Piwigo.com oferecem aos usuários um caminho para implementarem uma galeria Piwigo online sem terem de instalar Piwigo no próprio servidor.

Histórico[editar | editar código-fonte]

PhpWebGallery foi inicialmente escrita por Pierrick Le Gall como um projeto pessoal no Outono de 2001. Inspirado pelo fórum phpBB de software aberto que instalou no website da Universidade que frequentava, ele optou pela licença GPL para distribuir PIWIGO e iniciar uma comunidade em redor do projecto. Na primavera de 2002, foi apresentada a primeira versão de PIWIGO. [2]

Em 2002, Piwigo tornou-se [[multi-idioma]]. Em 2004, um detector de bug's foi instalado para trabalhar como parte da equipa. Em 2005 an online extension manager uma extensão administradora online contribuiu para uma partilha facilitada. Em 2006, temas fazem a personalização possivel. Em 2007, foram introduzidas extensões para alargar as caracteristicas do Piwigo, PhpWebGallery foi nomeada Piwigo. Ploader (Carregardor Piwigo) tornou facil a carga de fotos para os utilizadores do Windows, Mac e Linux. Em 2010, digiKam, Shotwell, Lightroom estavam aptos a carregar fotos para qualquer galeria Piwigo, uma alteração do modo de carga no Piwigo 2.1, e é lançado Piwigo.com (alojamento dedicado para Piwigo). Em 2013, existem 10 membros na equipa Piwigo, 100 tradutores, um website em 12 idiomas e uma comunidade em ascensão.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Comparação do software de foto galerias (em inglés)

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

  1. PhpWebGallery turns Piwigo
  2. Release archive

Links Externos[editar | editar código-fonte]