Plataforma como serviço

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

PaaSPlatform as a Service — em computação, consiste no serviço propriamente dito, de hospedagem e implementação de hardware e software, que é usado para prover aplicações (software como serviço) por meio da Internet. Oferece a possibilidade de substituir o paradigma de aplicações tradicional, no qual programas de computador são instalados na máquina do usuário e ficam assim muito mais restritos às configurações de hardware e software disponíveis nela, principalmente ao sistema operacional.

PaaS permite que aplicações de software sejam implantadas com facilidade. Pois reduz o custo, a complexidade de instalação e de gerenciamento de requisitos de hardware e software (do desenvolvedor da aplicação e também de cada usuário final).[1]

O fornecedor da plataforma de computação em nuvem, com o objetivo de diminuir custo e complexidade para os desenvolvedores de aplicações, normalmente incluem em seu produto que é vendido como serviço:

  • sistema operacional
  • ambiente de execução de ferramentas de programação
  • sistemas gerenciadores de base de dados
  • software servidor web
  • processo de implantação de aplicações facilitado e documentado

Algumas dessas plataformas permitem o escalonamento automático dos recursos computacionais, ou da capacidade de armazenamento, de forma a atender aos requisitos técnicos da aplicação que é implantada pelo cliente desenvolvedor de software.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]