Portal:Anarquia/Banco de destaques/13

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Eric McDavid, (nascido em Foresthill, Califórnia em 7 de Outubro de 1977) é um ecoanarquista ativista pró-libertação animal estadunidense, vegan, membro da organização de ecologismo profundo Earth Liberation Front (ELF).

Foi preso em circunstâncias controversas envolvendo a ação de uma informante do FBI infiltrada em seu grupo, sob a acusação de conspiração com o objetivo da destruição de propriedade privada relacionada à indústria da carne e infraestrutura estatal através uso de explosivos. No entanto, os atentados nunca foram realizados e a intenção de ação de Eric foi considerada uma forma de terrorismo pelo aparelho judiciário estadunidense.

Durante seu julgamento o promotor público McGregor Scott definiu McDavid como sendo a primeira pessoa relacionada ao Earth Liberation Front a ser condenada nos Estados Unidos, em contraposição McDavid e seus colaboradores afirmaram que a despeito de estarem vinculados a esta organização, as ações por eles planejadas não estavam relacionadas à ELF.

Em 27 de setembro de 2007 foi julgado culpado por um juri popular das acusações a ele imputadas. Em maio de 2008 foi sentenciado à dezenove anos e sete meses na prisão, fato que desencadeou campanhas nos Estados Unidos denunciando o processo pelo qual fora incriminado, e defendendo sua libertação.