Portal:Aviação/Artigo bom/Arquivo/Destacamento de Longo Alcance N.º 1

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Um Canberra do Destacamento de Longo Alcance N.º 1 no Aeroporto de Ratmalana em Ceilão durante a corrida aérea de Londres a Christchurch

O Destacamento de Longo Alcance N.º 1 foi uma unidade temporária da Real Força Aérea Australiana (RAAF) criada para participar na corrida aérea de Londres a Christchurch, em 1953. O destacamento foi estabelecido em Fevereiro de 1953 e foi equipado com três aviões Canberra, modificados entre Junho e Agosto para participarem na competição. Depois de muito treino, dois aviões Canberra partiram para o Reino Unido a meio de Setembro. A corrida começou no dia 9 de Outubro e uma das aeronaves do destacamento conseguiu o segundo lugar na competição, com um total de 22 horas e 29 minutos de voo. A outra aeronave foi forçada a sair da competição quando um dos seus pneus arrebentou quando aterrou nas Ilhas Cocos para reabastecer, contudo depois de resolver o problema completou o voo até Christchurch. Depois de um breve período na Nova Zelândia ambas as aeronaves regressaram à Austrália para serem novamente modificadas para a versão normal de serviço; em Novembro, o destacamento foi dissolvido.

História
Treino
O Destacamento de Longo Alcance N.º 1 foi formado na Base aérea de Laverton no dia 16 de Fevereiro de 1953 para começar as preparações para a participação da RAAF na corrida aérea de Londres a Christchurch. O Líder de esquadrão Peter Raw tornou-se no primeiro comandante da unidade a 23 de Fevereiro, e deteve esta posição até Maio quando o Comandante de asa Derek R. Cuming assumiu o comando. Cuming havia sido o primeiro homem a pilotar um avião a jacto na Austrália (um Gloster Meteor em 1946) e havia anteriormente comandado a Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Aeronaves da RAAF.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter