Portal:Chéquia/Biografia selecionada

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 ver · editar Biografia selecionada


Jan Amos Komenský (em latim, Iohannes Amos Comenius; em português, Comênio; (Nivnice, 28 de março de 1592 - Amesterdão, 15 de novembro de 1670), foi um filósofo, pedagogo e teólogo, cientista e escritor checo. Atuou como o último bispo da Unidade dos Irmãos e se tornou um refugiado religioso e um dos primeiros defensores da educação universal, um conceito eventualmente estabelecido em seu livro Didactica Magna. Ele é considerado o pai da educação moderna.




Jan Hus (Husinec, 1369 - Constança, 6 de Julho de 1415) foi um pensador e reformador religioso. Ele iniciou um movimento religioso baseado nas ideias de John Wycliffe. Os seus seguidores ficaram conhecidos como os hussitas. A Igreja Católica não perdoou tais rebeliões e ele foi excomungado em 1410. Condenado pelo Concílio de Constança, foi queimado vivo.

Um precursor do movimento protestante (ver: Reforma Protestante), a sua extensa obra escrita concedeu-lhe um importante papel na história literária checa. Também é responsável pela introdução do uso de acentos na língua checa por modo a fazer corresponder cada som a um símbolo único. Hoje em dia a sua estátua pode ser encontrada na praça central de Praga, a Praça da Cidade Velha, em checo Staroměstské náměstí.