Portal:Macedónia do Norte/Artigo selecionado/1

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Escópia, Skopje, Skopie ou Skópie (em macedónio[Скопје] [ˈskɔpjɛ] (escutar)) é a capital e a maior cidade da Macedónia do Norte. Era conhecida no período romano sob o nome de Escupi, dentro da antiga Iugoslávia sob o nome (sérvio) Skoplie, e durante o domínio do império Turco-Otomano, sob o nome de Uzkub ou Uzkup.

A cidade desenvolveu-se rapidamente após a Segunda Guerra Mundial — tendência porém interrompida em 1963, ano em que foi abalada por um grande terremoto.

Atualmente Escópia é uma cidade moderna, que preserva monumentos culturais do passado. Situa-se nas coordenadas 42° 0' N 21° 26' E, no curso superior do rio Vardar, na principal rota norte-sul dos Balcãs, entre Belgrado (Sérvia) e Atenas (Grécia). É um importante centro siderúrgico, assim como das indústrias química, madeireira, têxtil, de curtumes e publicitária. O desenvolvimento industrial da cidade foi acompanhado por um desenvolvimento intensivo dos sectores do comércio e de operação bancária, assim como foi dada ênfase aos campos da cultura e do desporto.

Leia mais ...