Preprint

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde dezembro de 2009)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.

Um preprint é um projeto de um artigo científico que não foi ainda publicado em um periódico científico com revisão por pares.

Função dos preprints[editar | editar código-fonte]

Publicação de manuscritos em periódicos com revisão aos pares frequentemente leva semanas, meses e até anos após suas submissões inicial, uma vez que eles podem sofrer extensivas críticas de seus revisores. A necessidade de circulação rápica de resultados recentes com uma comunidade científica tem feito pesquisadores distribuirem documentos conhecidos como preprints, que são artigos que não passaram por uma revisão por pares. A distribuição imediata de pre-prints permite ao autor receber o retorno por seus pares, que podem ser muito úteis na preparação e revisão de artigos para apresentação.

Desde 1991, preprints têm sido cada vez mais distribuído eletronicamente pela Internet, ao invés de cópias em papel. Isso deu origem a uma massiva base de dados de preprints, tais como arXiv.org e arquivos institucionais (ou repositórios). Tais preprints podem ser conhecidos como e-imprime, ou eprint.

Estágios de publicação[editar | editar código-fonte]

Enquanto um preprint refere-se a um artigo ainda não publicado, um post-print refere-se a um artigo que foi aceito e publicado em um periódico com revisão por pares.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • Eysenbach G. The impact of preprint servers and electronic publishing on biomedical research. Curr Opin Immunol. 2000 Oct;12(5):499-503 PDF
  • Eysenbach G. Challenges and changing roles for medical journals in the cyberspace age: Electronic pre-prints and e-papers. J Med Internet Res 1999;1(2):e9 Full text
  • Electronic Preprints and Postprints, no Encyclopedia of Library and Information Science. Marcel Dekker.

Repositórios preprint[editar | editar código-fonte]