Pro bono

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde Dezembro de 2008). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.

Pro bono público (ou pro bono, usado como diminutivo) é uma frase derivada do latim, que significa "para o bem do povo".

O trabalho pro bono é uma forma de trabalho voluntário que, ao contrário do voluntariado, implica que a actividade seja exercida com carácter e competências profissionais, não sendo, no entanto, remunerada.

Portanto, trata-se de uma actividade exercida por profissionais competentes, que a praticam de forma voluntária e sem ser pagos pelo serviço prestado. Esta actividade normalmente é exercida em acréscimo à actividade normal, remunerada. O profissional tem o seu trabalho normal e pago, sendo que ainda executa outros trabalhos voluntariamente e sem exigir retribuição monetária. No entanto, para alguns profissionais, o trabalho não remunerado é o habitual, sendo que há no mundo, de facto, médicos, advogados e professores, entre outros, que fazem o seu trabalho em regime de voluntariado, apesar das suas altas competências.

Ícone de esboço Este artigo sobre linguística ou um linguista é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.