Proclamação de Emancipação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Proclamação de Emancipação
Proclamação de Emancipação
Primeira Leitura da Proclamação de Emancipação, por Francis Bicknell Carpenter (1864)
Propósito Pôr fim a escravidão nos EUA
Local de assinatura Washington, D.C.
 Estados Unidos
Signatário(a)(s) Abraham Lincoln
Congresso
Criado 22 de setembro de 1862
Ratificação 1 de janeiro de 1863

A Proclamação de Emancipação foi uma lei elaborada em 22 de setembro de 1862 pelo Presidente dos Estados Unidos Abraham Lincoln e que entrou em vigor em 1 de janeiro de 1863, abolindo a escravidão em todo o território confederado ainda em Guerra Civil. A lei não se estendia aos estados fronteiriços escravistas que não haviam se separado da União, e aos estados confederados já sob controle.

À época de sua ratificação, a Proclamação libertou um número mínimo de escravos, mas conforme a União anexava os territórios Confederados, esta abriu caminho para a abolição total da escravidão no território americano. A escravidão tornou-se ilegal através da aprovação da 13ª Emenda Constitucional, fato que se deu em 1865.

A lei foi severamente criticada nos estados do Sul, cuja atividade econômica era baseada na mão-de-obra escrava. Contudo, a adesão desta medida em todos os estados Confederados asseguraram o principal foco de Lincoln: reforçar os laços da União.


Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.