Psicrómetro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Psicrômetro.

O psicrômetro é um aparelho constituído por dois termômetros idênticos colocados um ao lado do outro, que serve para avaliar a quantidade de vapor de água dissolvida no ar. A diferença entre os dois termômetros é que um deles trabalha com o bulbo seco e o outro com o bulbo úmido. Esse dispositivo é muito utilizado para a determinação do ponto de orvalho e da umidade relativa do ar.

O termômetro de bulbo úmido tem o bulbo coberto por uma malha porosa (geralmente de algodão), que fica mergulhada num recipiente contendo água destilada. Esta malha fica constantemente úmida devido ao efeito de capilaridade. A evaporação da água contida na malha envolvente leva à existência de calor entre o bulbo e a malha, fazendo com que o termômetro de bulbo úmido indique uma temperatura mais baixa do que a do outro termômetro; que indica a temperatura ambiente. Essa evaporação, e conseqüentemente a redução na temperatura de bulbo úmido, é tanto maior quanto mais seco está o ar atmosférico, e é nula quando a atmosfera está saturada de vapor de água.

O princípio físico por detrás do funcionamento do psicômetro é o mesmo associado ao controle de temperatura via suor em vários animais homeotérmicos e também ao funcionamento dos filtro de água feitos de barro, que fornecem sempre água fresca, mesmo nos dias de temperaturas as mais elevadas. Constam essencialmente de um termómetro seco e de um termómetro com o reservatório envolvido em cassa fina que se conserva sempre humedecida-termómetro molhado. A evaporação da água, contida na cassa envolvente, rouba calor ao reservatório e o termómetro indica temperatura mais baixas do que as de outro termómetro igual, com o reservatório livre, que se coloca ao lado e dá a temperatura ambiente. Essa evaporação é tanto maior quanto mais seca está a atmosfera e é nula quando a atmosfera está saturada de vapor de água.

Ícone de esboço Este artigo sobre Meteorologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.