Pushback

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde março de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros, acadêmico)Yahoo!Bing.
Tractor de reboque efectuando o pushback de um Boeing 777 da KLM
Tractor de reboque e towbar
Tractor de reboque sin towbar
Pormenor das towbars

O Pushback é o procedimento pelo qual um avião é rebocado desde a porta de embarque, até à taxiway. Este processo é efectuado por um veículo, comumente designado por tractor de reboque, que é ligado ao avião por uma barra (towbar).

O pushback é utilizado quando não existe espaço suficiente para o avião efetuar a manobra usando os seus próprios meios. Embora os aviões possam utilizar o reverso para efectuar o movimento para trás, este processo não é efectuado devido às sérias consequências que isso poderia trazer, pelo resultado do forte impulso dos motores. Este impulso poderia causar a projecção de poeiras, e outros detritos, tanto à aeronave, como às pessoas, equipamentos e edifícios. Este serviço é, também, utilizado como forma de minimizar o ruído, e o desperdício de combustível.

Ícone de esboço Este artigo sobre aviação, integrado ao Projeto Aviação, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.