Quem És Tu?

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Quem És Tu?
Portugal Portugal
2001 •  cor •  112 min 
Género drama
histórico
Direção João Botelho
Produção João Botelho
Roteiro João Botelho
Baseado em Almeida Garrett
(obra: Frei Luís de Sousa)
Elenco Patrícia Guerreiro
Suzana Borges
Rui Morrison
Música António Pinho Vargas
Diretor de fotografia Elso Roque
Edição João Botelho
Waldir Xavier
Lançamento 23 de novembro de 2001
Idioma português

Quem És Tu? é um filme português, escrito e realizado por João Botelho, a partir da adaptação do livro Frei Luís de Sousa de Almeida Garrett.

Apesar de algumas alterações no desenrolar da história, o enredo essencial mantém-se. Os cenários do filme, com pouca luz e sendo sempre recintos fechados são também, por si só, parte da história, já que pretendem isolar cada vez mais as personagens, ao ponto de as deixarem "num beco sem saída".

Sinopse[editar | editar código-fonte]

D. Madalena de Vilhena (Suzana Borges) casou com Manuel de Sousa Coutinho (Rui Morrison), com quem tem uma filha, Maria (Patrícia Guerreiro). Mas uma sombra paira sobre esta família e esta mulher, que vive num "engano da alma ledo e cego". D. Madalena já tinha sido casada com D. João de Portugal (Francisco D'Orey), desaparecido na batalha de Alcácer-Quibir, em que se perdeu também o Desejado. Mas D. João de Portugal prometeu regressar, vivo ou morto para voltar a olhar o rosto da sua amada. A tragédia irrompe quando à casa da família chega um romeiro, um fantasma de barbas brancas que passou mais de 20 anos em cativeiro.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme português é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.