Quilombo de Rodrigues

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Localização[editar | editar código-fonte]

A Comunidade quilombola de Rodrigues situa-se na cidade Brumadinho-Minas Gerais. Possui divisa com São José do Paraopeba que é um dos distritos brumadinheses. Encontra-se a aproximadamente 9,1 km do conjunto rural Fazenda dos Martins. E a 28,1 km da comunidade de córrego de Feijão. Local onde ocorreu o Rompimento da Barragem em Brumadinho. Rodrigues faz parte do quadrilátero quilombola de Brumadinho, juntamente com outras 3 comunidades. Sendo elas os quilombolos de Sapé, Ribeirão e Marinhos.

Comunidade[editar | editar código-fonte]

A comunidade é formada por descendentes de Africanos. Que trabalhavam nas fazendas da região no período da escravidão Brasileira. E se localiza no território da antiga fazenda escravocrata de Rodrigues. Durante o segundo mandado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e da Fundação cultural Palmares. Por meio da PORTARIA N 135 publicado no Diário Oficial da União (DOU), em 27 de outubro de 2010 o reconhecimento oficial de comunidade quilombola.

Liderança Quilombola e Preservação do conhecimento Ancestral[editar | editar código-fonte]

Nos últimos aproximadamente 100 anos da comunidade foi marcado pela liderança de pessoas que lutaram para a preservação do conhecimento ancestral e a passagem hereditária da cultura, bem como, da sabedoria afro-brasileira para seus descendentes. Atualmente seus descendentes continuam valorizando, cultivando e propagando os saberes e conhecimentos ancestrais para seus jovens quilombolas.

Principais datas festivas[editar | editar código-fonte]

  • Dia 5 de maio. Festa da Santa Cruz.Igreja Nossa Senhora Da Rosa Mistica
  • Tradicional Festa Junina do Pelonha.
  • Festa consciência Negra em novembro(Rotativa entre as 4 comunidades Quilombolas).

Referências

[1] [2] [3] [4] [5] [6]

  1. "Brumadinho ganha mais três Remanescentes de Quilombo”, Jornal de Fato
  2. "DIAGNÓSTICO SOCIAL PARTICIPATIVO DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE RODRIGUES MUNICÍPIO DE BRUMADINHO - MG", IBASE
  3. Cedese"Sapé" Centro de documentação Eloy Ferreira da silva
  4. Ipheia,"Fazenda dos Martins" Ipheia Minas Gerais
  5. Conaq"Comunidades quilombolas de Belo Vale, MG, exigem paralisação de mineração que está violentando seus direitos. Há quilombolas entre os desaparecidos pelo crime da VALE e do Estado. Nota pública."Cordenação Nascional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombola
  6. Enciclopédia dos Municípios Brasileiros (2007)"Brumadinho" Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Consultado em 10 de julho de 2020.