Reatância indutiva

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A reatância indutiva é oposição à corrente alternada (CA) devida à indutância de um circuito elétrico, circuito eletrônico ou bobina. É medida em ohms (Ω), designada pelo símbolo e igual à indutância em henrys multiplicada por 2 π vezes a freqüência em Hertz.

O indutor age de forma inversa ao capacitor, enquanto a corrente alternada CA passa livremente pelo capacitor e a corrente contínua CC é impedida de prosseguir. Já no indutor ocorre o inverso, a corrente contínua CC passa normalmente sem encontrar resistência. Em circuitos de corrente contínua CC, o indutor é considerado com resistência infinita ao ligarmos o circuito e com resistência nula depois de certo tempo. Já a corrente alternada CA encontra uma resistência gerada pelo campo magnético criado pelo indutor, entretanto essa resistência pode variar de acordo com a frequência da corrente alternada pois essa resistência (reatância indutiva) é diretamente proporcional á frequência (quanto maior a frequência da corrente, maior a reatância indutiva).

Quando X > 0 a reatância é () e o seu valor em ohms é dado por:

  • : reatância indutiva, dada em Ohms (Ω);
  • : frequência, em Hertz (Hz);
  • :indutância, em Henry (H);

Em um circuito formado por uma fonte CA e um indutor(fig.1), a resistência (Ω) pode ser substituída pelo indutor na Lei de ohm
para se calcular e [1].Portanto:

Circuito com indutor(fig. 1).







Referências

  1. Gussow, M (1997). Eletricidade Básica. São Paulo: Pearson Makron Books. ISBN 85-34606-12-9 
Ícone de esboço Este artigo sobre física é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.