Rebarbadora

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde março de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Rebarbadora De Walt

Rebarbadora (também chamada rebarbadeira, esmeriladora, esmerilhadeira ou rectificadora) é uma ferramenta eléctrica portátil utilizada para trabalhos onde é necessário esmerilar, aparar rebarbas e cortar metais (chapa metálica, perfis de alumínio, chapas em ferro fundido) e materiais de construção (pedra, tijolo, blocos, betão armado, cerâmica, etc...). É composta de um pequeno motor eléctrico que aciona um disco ou esmeril que desbasta o objeto em trabalho por abrasão.

Operações[editar | editar código-fonte]

  • Rebarbar: O diâmetro usual dos discos é de 115 ou 125 mm consoante o modelo da rebarbadora.
  • Cortar: O diâmetro usual dos discos de corte é de 230 mm.

Com a utilização de diversos acessórios, a rebarbadora pode também ser utilizada para trabalhos de polimento.

A utilização de um variador de velocidade electrónico permite adaptar a velocidade de rotação aos diferentes tipos de materiais e facilita a utilização dos acessórios.

Equipada com um aro de protecção orientável e uma pega lateral amovível (2 ou 3 posições consoante a potência dos modelos), a rebarbadora pode ser também utilizada montada num suporte para trabalhos em bancada.

Segurança[editar | editar código-fonte]

A rebarbadora é uma das máquinas mais perigosas utilizadas numa oficina ou obra, e das que causam mais acidentes, pela violenta ação do disco e as fagulhas que provoca em contacto com metal. Recomenda-se fortemente o uso de luvas, óculos de proteção, avental de couro e sapatos especiais. Também deve ser tomado um cuidado especial quando em presença de materiais inflamáveis.