Resma

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Janeiro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Resma é uma tradicional unidade de medida para contar folhas de papel.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

O termo resma é derivado da palavra árabe رزمة rizima(h) ou razamâ, que significado fardo, em português[carece de fontes?]. A palavra é classificada como um substantivo feminino sendo considerada o coletivo de papel, tendo sua abreviatura como rm.

Representação[editar | editar código-fonte]

Antigamente uma resma correspondia a 480 folhas de papel, 20 mãos de papel (com 24 folhas cada). Já a resma para impressão era de 516 folhas, provavelmente por causa da quantidade reservada para erros. Como parte da padronização internacional, essa quantidade foi mudada para 500 folhas, 20 mãos de papel (com 25 folhas cada). O antigo valor de 480 folhas é conhecido como resma curta.

A nova definição reflete a corrente prática de comercialização de papel em pacotes de 500 folhas, mas há a venda de pacotes com 100 folhas. A resma é muito empregada como unidade de medida para comercialização de papel, podendo ser de vários tamanhos, tipos e cores. Geralmente é mais comercializado na cor branca e no tamanho A4 (210x297mm) pesando cerca de 2,338 kg.

Uma árvore produz cerca de quarenta a quarenta e oito resmas de papel A4[1] .

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre matemática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. http://revistagalileu.globo.com/Revista/Galileu/0,,EDG87237-7946-221,00-QUANTAS+FOLHAS+DE+PAPEL+DA+PRA+FAZER+COM+UMA+ARVORE.html