Restelo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Restelo é um bairro no extremo Ocidental de Lisboa, e pertence à Junta de Freguesia de Belém. Deu nome à personagem dos Lusíadas, o Velho do Restelo e é a morada da Ermida de São Jerónimo e do Estádio do Restelo, entre outros.

Características[editar | editar código-fonte]

Fortemente residencial, este bairro é dividido em duas partes: Norte e Sul. A zona Sul (mais conhecida por "O Bairro do Restelo") é caracterizada por uma planta em leque e por uma baixa densidade (habitação unifamiliar em banda) protagonizando uma das ruas axiais um centro comercial ao ar livre (conhecido no bairro por "Rua das Lojas"). Este bairro data de 1940 altura em que João Faria da Costa o desenhou aquando da elaboração do Plano de Urbanização da Encosta da Ajuda.

A parte pertencente à antiga freguesia de S. Francisco Xavier é uma zona, também, maioritariamente residencial embora lá se encontrem serviços e até escritórios. Com parte da urbanização a ficar a cargo da EPUL (responsável por habitação plurifamiliar em galeria com 3 pisos - Arquitectos Nuno Portas e Nuno Teotónio Pereira nos anos 1970), esta zona apresenta alguma densidade (na parte Norte, topo da encosta) com os edifícios a terem em média 5 pisos, existindo também torres e, na parte Sul do Restelo de cima, em transição, moradias.

Ícone de esboço Este artigo sobre Portugal é um esboço relacionado ao Projeto Portugal. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.