Restritividade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde junho de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.

Na semântica, um adjetivo é dito ser restritivo se restringe o substantivo ao qual se refere. Por exemplo, em "o carro azul é mais bonito do que o carro vermelho", azul e vermelho são restritivos, porque restringem quais carros carro e carro se referem. ("O carro é mais bonito do que o carro" faria pouco sentido). Por contraste, em "A bela esposa de João", bela é não-restritivo, ou explicativo; presumindo que João tem apenas uma esposa.

Modificadores restritivos também são chamados de definidores, identificantes, essenciais, ou necessários; não-restritivos são também chamados de explicativos, descritivos, etc. Em certos casos, geralmente quando a restritividade é marcada pelo uso de vírgulas, modificadores restritivos são chamados de integrados e não-restritivos são chamados de não-integrados ou suplementares.

Restritividade em português[editar | editar código-fonte]

Em geral, na língua portuguesa, a restritividade é marcada pela colocação dos adjetivos e pelo uso de vírgulas. Se um adjetivo é restritivo, ele vem depois do substantivo; se ele é explicativo, ele vem antes do substantivo. Se uma oração adjetiva é restritiva, ela vem integrada à oração principal, sem vírgulas; se ela é explicativa, ela vem isolada por vírgulas. Por exemplo:

"As alunas talentosas tiraram dez na prova." - adjetivo restritivo; talentosas é necessário para saber que apenas algumas alunas (as que eram talentosas) tiraram dez na prova. Ele restringe o termo, por isso segue o substantivo.

Outra maneira de dizer a mesma coisa que a frase acima seria "as alunas que eram talentosas tiraram dez na prova." - oração adjetiva restritiva; não vem isolada por vírgulas.

"As talentosas alunas tiraram dez na prova." - adjetivo explicativo; talentosas não é necessário para saber quais alunas tiraram dez na prova, todas tiraram. Ele explica o termo, por isso precede o substantivo.

Outra maneira de dizer a mesma coisa que a frase acima seria "as alunas, que eram talentosas, tiraram dez na prova." - oração adjetiva explicativa; vem isolada por vírgulas.

Ver também[editar | editar código-fonte]