Retroescavadeira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Uma retroescavadeira típica européia mostrando o modo convencional de configuração com pá dianteira (esquerda) e retroescavadeira traseira (direita) e com pernas de estabilização.

Uma Retroescavadeira (português brasileiro) ou Retroescavadora (português europeu) é um trator com uma montada na frente e outra pequena na traseira do veículo, diferente de um trator, que é usado para puxar cargas a retroescavadeira é empregada nas construções urbanas.

A retroescavadeira foi inventada na Inglaterra por Joseph Cyril Bamford fundador da J. C. Bamford (JCB).

1945. A Grã-Bretanha acaba de sair de seis anos de guerra mundial e os dias são difíceis. Joseph Cyril Bamford começa o negócio em uma garagem fechada e alugada em Uttoxeter, Staffordshire, usando um conjunto de soldagem de segunda mão, além de alguns equipamentos militares excedentes, para construir reboques basculantes para fazendeiros, pegando carona na nova geração de tratores movidos a gasolina.

O espírito pioneiro de Joseph, sua enorme capacidade para o trabalho pesado e seu faro criativo são fatores que o ajudam nesses primeiros anos. Em 1947, ele se muda para instalações maiores e já conta com três funcionários. O Sr. JCB passa rapidamente de reboques de duas rodas para reboques de quatro rodas, agregando um sistema hidráulico para criar os inéditos e revolucionários reboques basculantes de quatro rodas em 1948.

Em 1949, J C Bamford apresenta uma máquina que prova ser uma das mais importantes dentre todos os primeiros modelos JCB: a Major Loader (Supercarregadeira), projetada para ser conectada a um trator Fordson Major. Posteriormente desenvolvida para uma série de fabricantes de tratores populares, essa máquina vende aos milhares.

Ao final de 1950, a empresa procura novamente realocar-se em instalações maiores e se muda para uma antiga fábrica de queijos na região próxima de Rocester, onde está até hoje. Este é o início de uma história realmente notável.

1952 representa um marco na história da JCB. Em uma viagem de negócios para a Noruega, Joseph Bamford vê uma retroescavadeira rudimentar, visualiza seu potencial e sente-se inspirado para desenvolver a escavadeira JCB Mk 1; essencialmente, um trator Fordson com escavadeira hidráulica na traseira, uma Major Loader (Supercarregadeira) na dianteira e uma cabine opcional. Nasce a retroescavadeira JCB.

1952 também é o ano em que as máquinas começam a aparecer na famosa cor amarela da JCB e, em 1953, os produtos começam a ser identificados com o logotipo da empresa. Duas outras máquinas-chave são apresentadas nesse período: a Si-Draulic Loader (Carregadeira Si-Draulic), uma unidade com braço único, com levantamento alto e movimento para frente, e a Loadover Wheeled Loader (Carregadeira sobre rodas Loadover), com uma caçamba que viajava acima do motorista. Somente duas foram fabricadas!

Em fevereiro de 1956, a empresa é oficialmente incorporada como J C Bamford (Excavators) Ltd e um negócio de serviços é iniciado. O desenvolvimento de máquinas continua. Em 1957, a Hydra-Digga torna-se a primeira máquina da JCB que exibe uma cabine confortável, e a JCB Loadall de 1958 ganha uma pá carregadeira hidráulica inovadora. Em 1959, combinando a Hydra-Digga e a Loadall, a empresa cria a primeira retroescavadeira verdadeiramente reconhecível, com o chassi e não a esteira suportando a força de escavação e carregamento. (JCB)

Fabricantes[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Veículos de construção e engenharia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.