Rhizoprionodon taylori

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaTubarão-bico-fico-australiano

Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Superclasse: Peixes
Classe: Chondrichthyes
Subclasse: Elasmobranchii
Superordem: Selachimorpha
Ordem: Carcharhiniformes
Família: Carcharhinidae
Género: Rhizoprionodon
Espécie: R. Taylori
Nome binomial
Rhizoprionodon taylori
J. D. Ogilby, 1915
Distribuição geográfica

O tubarão-bico-fino-australiano é uma espécie de tubarão do gênero Rhizoprionodon da família Carcharhinidae. É encontrado, como o próprio nome já diz, em águas costeiras tropicais no norte da Austrália e ao largo da Papua-Nova Guiné, no leste do Oceano Índico e oeste do Oceano Pacífico, de profundidades de até 300 metros. É uma das menores espécies do seu gênero, junto com o tubarão-bico-fino-cinzento, chegando até 70 cm.[1]

Aparência[editar | editar código-fonte]

O tubarão-bico-fino-australiano é como todos os seus parentes: tem um focinho longo e pontudo, barbatanas peitorais e dorsais pequenas, olhos grandes e circulares. Mas se distingue por sua coloração na área dorsal que é um marrom com um tom acinzentado claro, barbatanas com arestas claras (mas não marcadas) e seus dentes. Sua barriga é branca. É a segunda menor espécie de seu gênero Rhizoprionodon, chegando a medir no máximo 70 cm de comprimento. Quando maturos, podem chegar a medir até 42 cm. A longevidade máxima já registrada que uma dessas espécimes sobreviveu na natureza foi de 7 anos.


Distribuição e hábitat[editar | editar código-fonte]

O tubarão-bico-fino-australiano como o próprio nome já diz, é encontrado no Oceano Pacífico ocidental, em águas marinhas costeiras de climas tropicais no oriente, norte e ocidente da Austrália e ao largo da Papua-Nova Guiné, de profundidades de até 300 metros.

Distribuição geográfica do tubarão-bico-fino-australiano.


Reprodução[editar | editar código-fonte]

O tubarão-bico-fino-australiano é víviparo, tendo de 1 até 10 filhotes em um ninho. Quando os filhotes nascem podem ter um comprimento de 25 cm de comprimento. O período de gestação é de 11 ou 12 meses

Estado de conservação[editar | editar código-fonte]

O tubarão-bico-fino-australiano foi considerado como uma espécie pouco preocupante pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) desde 2018. Não são muito consumidos ou comercializados pelos humanos pois são pequenos demais, mas às vezes o usam para fazer sopa de barbatana de tubarão.

Referências

  1. «Rhizoprionodon taylori summary page». FishBase (em inglês). Consultado em 11 de março de 2020 


Ícone de esboço Este artigo sobre animais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.