Rifte

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Junho de 2008).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Diagrama da formação de um rifte oceânico.

Rifte (do inglês rift) é a designação dada em geologia às zonas do globo onde a crosta terrestre e a litosfera associada estão a sofrer uma fractura acompanhada por um afastamento em direcções opostas de porções vizinhas da superfície terrestre.[1] .

Em resultado do afastamento das porções vizinhas da crosta, formam-se zonas de abatimento tendencialmente lineares, separadas por escarpas de falha, ou seja zonas de graben. Estas estruturas podem ter maior ou menor complexidade, mas, em geral, prolongam-se por muitas centenas ou mesmo por muitos milhares de quilómetros.

O alargamento da crosta cria condições propícias para a subida de magma, pelo que o eixo das zonas de rifte está em geral associado a linhas de vulcanismo activo onde as erupções geram nova crosta para compensar o afastamento. O Vale do Rifte, que percorre cerca de 5000 km no Médio Oriente e no nordeste e centro da África, é o melhor exemplo de um rifte emerso.

Apesar das semelhanças estruturais, os vales de rifte são distintos das cristas médias oceânicas, onde nova crusta oceânica é continuamente formada para compensar o afastamento de placas tectónicas divergentes. Contudo, se o processo de formação do rifte prosseguir por tempo suficiente, criando uma ruptura que leve à formação de distintas placas tectónicas, pode originar uma crista capaz de gerar um novo oceano (tal parece ser a origem do Oceano Atlântico).

Quando a formação de riftes convergentes ocorre sobre um ponto quente, como é o caso da região dos Açores, existe em geral tendência para que o processo continue até que se desenvolva uma zona de ascensão de magma suficientemente poderosa para permitir a formação de uma crista oceânica, iniciando o afastamento das placas tectónicas vizinhas e a formação de crosta oceânica.

Exemplos de riftes:

Referências

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Rifte