Rio Cricket e Associação Atlética

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Rio Cricket
Rio Cricket AA.png
Nome Rio Cricket e Associação Atlética
Fundação 15 de agosto de 1897 (117 anos)
Estádio Rua da Constituição
Presidente Brasil Everaldo Cardoso
Treinador Brasil Sérgio Volpato
Kit left arm yellowborder.png Kit body.png Kit right arm yellowborder.png
Kit shorts.png
Kit socks.png
Uniforme
titular
Kit left arm greenborder.png Kit body.png Kit right arm greenborder.png
Kit shorts.png
Kit socks.png
Uniforme
alternativo
editar

Rio Cricket e Associação Atlética é um clube social e esportivo da cidade de Niterói, do estado do Rio de Janeiro, Brasil. As cores oficiais do clube são o verde e o amarelo, homenagem dos seus fundadores ingleses e descendentes ao Brasil.

Introdução[editar | editar código-fonte]

1872: Em 15 de agosto, um grupo de jovens ingleses apaixonados pela prática de esportes fundaram uma agremiação chamada Rio Cricket Club, que funcionava informalmente desde 1870, num terreno alugado na Rua Berquó (atual General Polidoro), em Botafogo no Rio de Janeiro, para a prática do cricket, esporte amplamente difundido na Inglaterra.

Após alguns atos de discordância dentro Rio Cricket Club, um grupo de fundadores decidem montar uma outra agremiação na cidade de Niterói, com o clube que ficara sediado da cidade do Rio de Janeiro recebendo posteriormente a denominação de Paissandu Atlético Clube, assim nascendo uma grande rivalidade clubística entre os dois clubes da colônia britânica. Em algumas fontes antigas as partidas entre os dois clubes, nos mais variados esportes, era chamada de Clássico dos Ingleses.

História[editar | editar código-fonte]

1897: O novo clube, fundado por ingleses e descendentes dissidentes do clube carioca, liderados por George Emmanuel Cox e Basil Freeland, também e provavelmente não por acaso no dia 15 de agosto, ganha a denominação de Rio Cricket e Associação Atlética, no bairro de Icaraí, na cidade de Niterói, sendo este o terceiro clube mais antigo destinado á prática de esportes em Niterói, atrás apenas do Clube de Regatas Gragoatá e do Clube de Regatas Icaraí, ambos fundados em 1895.

1897: No dia 16 de novembro foi lavrada a escritura de compra do terreno onde se instalaria o Rio Cricket e Associação Atlética.

1978: Carlos Ary Vieira torna-se o primeiro presidente de origem luso-brasileira a dirigir o Rio Cricket. Antes dele, todos os quarenta e três presidentes do clube eram de origem britânica.

Futebol[editar | editar código-fonte]

1901: a primeira partida de futebol oficialmente realizada no Estado do Rio de Janeiro aconteceu no campo do Rio Cricket em 22 de setembro de 1901. Neste dia o Sr. Oscar Cox, que viria posteriormente a ser fundador e presidente do Fluminense Football Club, atravessou a Baía de Guanabara para enfrentar os praticantes de críquete e tênis do clube inglês. Ainda cerca de quinze observadores assistiram o jogo que terminou empatado em 1 a 1, causando espanto a crônica da época, não habituada a relatar embates finalizados sem vencedores.

1906: o clube participou do primeiro Campeonato Carioca de Futebol ficando com a terceira colocação. Foi no campo do Rio Cricket que foi definido o primeiro campeonato carioca de futebol.

1916: ao contrário do que algumas fontes sugerem, o Rio Cricket jamais abandonou a prática do futebol, teve que se licenciar do Campeonato Carioca (do qual era convidado especial, já que na época pertencia a outro estado) apenas por conta da I Guerra Mundial, quando muitos de seus jogadores foram defender a Inglaterra.

1920: o clube retomou as atividades futebolísticas, as quais mantém até hoje. O clube, no entanto, nunca se profissionalizou, mantendo-se amador como o futebol era em seu princípio.

2006: O clube voltou a disputar uma partida de futebol contra o Paissandu Atlético Clube após quase 92 anos, nos jogos comemorativos dos 105 anos do futebol no estado do RJ (realizados na sede do Rio Cricket). O Rio Cricket foi derrotado por 2 a 1.

O clube participou das primeiras edições do campeonato carioca em: 1906, 1908, 1911, 1912, 1913, 1914 e 1915 e do campeonato niteroiense em 1925, 1926, 1927, 1928 e 1929.

Fonte principal[editar | editar código-fonte]

Livro Rio Cricket e Associação Atlética: mais de um século de paixão pelo esporte, por Patrícia e Vítor Iorio (2008).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]