Rio Krishna

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Rio Krishna
Rio Krishna
Comprimento 1300 km
Foz Golfo de Bengala (Oceano Índico)
Área da bacia 258948 km²
País(es)  Índia
País(es) da
bacia hidrográfica
 Índia

O rio Krishna (Predefinição:Lang - mr, em canarês: ಕೃಷ್ಣಾ ನದಿ, em telugu: కృష్ణా నది) é um dos maiores rios da Índia, com uma extensão aproximada de 1300 km e drena uma área superior a 250000 km². Nasce nas colinas de Mahabaleswar no estado de Maharashtra, atravessa a cidade de Sangli e encontra-se com o mar na Baía de Bengala na cidade de Hamasaladeevi no estado de Andhra Pradesh. Além dos estados já citados, o rio Krishna atravessa também o estado de Karnataka.

Um dos principais afluentes do Krishna é o rio Tungabhadra, formado por sua vez pelos rios Tunga e Bhadra que nascem na zona conhecida como Ghats do oeste. O rio conta com duas importantes barragens, uma em Srisailam e a outra nas colinas Nagarjuna. Esta última, conhecida como Nagarjuna Sagar, é uma das maiores barragens de toda a Ásia.

Como em quase todos os rios da Índia, as margens do Krishna estão adornadas de templos. O de Templo de Sangli, dedicado ao deus Ganesha é um dos mais belos. Próximo desta cidade encontram-se diversos templos, destino de muitos peregrinos hindus.

Vista do rio Krishna em Vijayawada.

O seu longo percurso por zonas altamente industrializadas provocou nos últimos anos um alto teor de contaminação, tendo sido elaborado um plano de conservação governamental desde 2001.

A cada doze anos celebra-se o festival do rio conhecido como Pushkarams. Durante o festival os fiéis fazem várias oferendas para conseguir que os seus antepassados falecidos alcancem o céu.

O último destes festivais celebrou-se no ano 2004.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Rio Krishna