Rio Suriname

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Rio Suriname
O rio Suriname nas proximidades de Paramaribo.
Comprimento 480 km
Foz Oceano Atlântico
País(es) Suriname

O Rio Suriname é um rio na República do Suriname, um país que compartilha seu nome. Ele tem 480 km de extensão e deságua no Oceano Atlântico nas proximidades de Paramaribo, capital do país.

Suas origens estão no Planalto das Guianas, na fronteira entre as montanhas de Wilhelmina e montanhas Eilerts De Haan, onde é conhecido como o "Grande Rio". O rio corre para o nordeste, atravessando Sipaliwini distrito, atingindo Brokopondo reservatório, então, flui para o norte para chegar a capital, Paramaribo na esquerda e na margem direita Meerzorg. Em Nieuw Amsterdam junta a rio Commewijne para encontrar a sua saída para o Oceano Atlântico.

O rio tem vários conjuntos de corredeiras e algumas barragens, a maior das quais é a albufeira Brokopondo.

Em 2000, a ponte foi inaugurada oficialmente Jules Wijdenbosch de Paramaribo pelo presidente, que encomendou a construção da ponte e honrar o seu nome. A ponte dá acesso à parte oriental do país. Em Carolina, cerca de 50 km ao sul de Paramaribo, uma ponte de madeira atravessa o rio.