Rocha geradora

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.

Uma rocha geradora deve possuir matéria orgânica em quantidade e qualidade adequadas e submetida ao estágio de evolução térmica necessário para degradação do querogênio. Os aspectos volumétricos da rocha geradora (espessura e extensão lateral) também não devem ser ignorados, pois uma rocha com quantidade e qualidade da matéria orgânica adequadas pode ser, por exemplo, muito delgada para gerar quantidades comerciais de petróleo.

O termo matéria orgânica se refere ao material presente nas rochas sedimentares, que é derivado da parte orgânica dos seres vivos. A quantidade e qualidade da matéria orgânica presente nas rochas sedimentares refletem uma série de fatores, tais como a natureza da biomassa, o balanço entre produção e preservação de matéria orgânica, e as condições físicas e químicas do pelo ambiente deposicional

Ícone de esboço Este artigo sobre Geologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


As rochas geradoras são formadas por sedimentos depositados com matéria orgânica,algas e plâncton sem sofrer processo de oxidação,indica deposição de baixa permeabilidade e inibidor da água em seu interior.matéria orgânicas são fundamental para o processo da formação do petróleo.A ´matéria organica provenientes de vegetais tambem podem dar origem ao petroleo,mas sua preservaçao é mais dificil em função ao meio oxidanteonde vivem.O tipo de hidrocarboneto é determinado pela constituição sedimentar da matéria organica original e pela intensidade do processo térmico atuante sobre ela.