Rocha reservatório

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Rocha reservatório é uma formação que ocorre após a produção do petróleo nos póros de rochas sedimentares, resultante da decomposição da matéria orgânica e de algumas condições fisico-químicas (TTP- tempo, temperatura, pressão) haverá sua migração para outras regiões, onde dar-se-á o seu acúmulo.

Em geral o local de acúmulo é formado por rochas porosas e permeáveis permitindo que o petróleo seja acumulado e extraído. Quando seu acúmulo ocorre em regiões com presença de água o petróleo será acondicionado sobre a água e o gás produzido na rochas reservatório ficarão na parte mais superior do reservatório, por motivos óbvios. Quanto menor a distância das rochas geradoras para a região do reservatório menor será a perda pelo seu transporte. Distâncias elevadas implicam na dissipação de parte do petróleo durante seu trajeto.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.