Rodrigo Silva (Ouro Preto)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Se procura o político do Império do Brasil, veja Rodrigo Augusto da Silva.
Rodrigo Silva
  Distrito do Brasil  
Localização
Estado  Minas Gerais
Município Ouro Preto
Características geográficas
Área total km²
População total habitantes hab.
Densidade . hab./km²

Rodrigo Silva é um distrito de Ouro Preto que dista 18 km da sede do município. Localiza-se na latitude 20º25'17" sul e longitude 43º36'45" oeste e está a uma altitude média de 1278 metros (distrito de maior altitude do município).

No distrito, está a única mina de topázio imperial do mundo. Cercado de colinas e isolado em seu sossego, o distrito revela quedas d'águas em seu entorno. No Alto de Santa Quitéria, são avistados o pico do Itacolomi e pico do Itabirito.

Rodrigo Silva possui um clube de futebol amador, o Rodrigo Silva Futebol Clube. O clube, que atualmente disputa a primeira divisão ouropretana, possui, dentre outros títulos, uma Copa Januário Carneiro, torneio já extinto, que antigamente era a maior competição da região.

História[editar | editar código-fonte]

A história de Rodrigo Silva está fortemente ligada à história do ramal da Estrada de Ferro Central do Brasil. Antes da construção da estação ferroviária, o distrito tinha o nome de José Correa, o qual possuía uma fazenda no local. Com a inauguração da estação ferroviária, em homenagem a Rodrigo Augusto da Silva, o nome do distrito se elevou à Rodrigo Silva. Com a chegada da ferrovia, vários funcionários da EFCB (posteriormente RFFSA) passaram a residir em Rodrigo Silva e lá fundaram, em 22 de novembro de 1901 a Sociedade Musical Santa Cecília, que ainda hoje ensina música gratuitamente a crianças e jovens do lugarejo.[1]

Referências

  1. «Rodrigo Silva -- Estações Ferroviárias do Estado de Minas Gerais». www.estacoesferroviarias.com.br. Consultado em 19 de setembro de 2020 
Ícone de esboço Este artigo sobre um distrito ou povoado é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.