São Caetano Esporte Clube

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O São Caetano Esporte Clube, mais conhecido por São Caetano EC, é um clube poliesportivo, recreativo e social brasileiro com sede em São Caetano do Sul, estado de São Paulo. Fundado em 1º de maio de 1914, suas cores são preto e branco. É reconhecido como um dos principais modelos na formação e revelação de jogadoras de voleibol. A gestão 2012/2014 tem como Presidente do Conselho de Administração Franer Natera Gonçalves

Modalidades Esportivas[editar | editar código-fonte]

Futebol[editar | editar código-fonte]

O São Caetano Esporte Clube foi a primeira agremiação da região do Grande ABC e da importante cidade de São Caetano do Sul à disputar a Primeira Divisão do Campeonato Paulista de Futebol nos anos de 1929 - 1935, tendo como seu presidente, o diníssimo sr. Luiz Martorelli, um líder autonomista da cidade e, anteriormente, também o técnico campeão e iniciante em todas conquistas; 1936 - 1956/57, com a fusão com o Comercial Futebol Clube, chamando-se então Associação Atlética São Bento por 2 anos.

Nicolino Pucceti era o presidente e o diretor de futebol, sr. Hermógenes Walter Braido o diretor de futebol (depois, entrou para a política, sendo vereador e prefeito da cidade; mas antes, foi o sr. Oswaldo Samuel Massei, ex-deputado e prefeito por duas vezes).

Escalação (alguns dos craques): Maurílio Meloni (grande lateral direito) apelidado de "LiLo" (ex-Ituano e Portuguesa de Desportos), Bota, Nardo, Wlade, Totó (Nelson) e Tostão; Modesto Zé Carlos, Sabará e Esquerdinha. Técnico: sr. reinaldo Zamai(jogador do Ipiranga e Portuguesa de Desportos); depois, sr. Aurélio Bastos (ex-vila Alpina - SP e do Santo André). Totalizou muitas participações, a partir de 1923-1959. Ganharam de clubes considerados "grandes" e históricos do futebol, conforme histórico da Federação Paulista de Futebol Profissional e pelas súmulas das partidas disputadas. A fusão foi desfeita e o time (esquadrão), criado pelo então senhor Oberdãn de Nicola, diretor da Federação Paulista de Futebol e Capitão do Exército Nacional, passou a se chamar novamente São Caetano Esporte Clube (o que nada tem à ver com a atual A.D. SÃO CAETANO).

Participações em estaduais de futebol[editar | editar código-fonte]

  • Primeira Divisão (atual A-1) = 02 (duas)

- 1935 - 1936

  • Segunda Divisão (atual A-2) = 14 (quatorze)

- 1931 - 1932 - 1933 - 1934 - 1939 - 1940 - 1948 - 1949 - 1950 - 1951 - 1952 - 1953 - 1958 - 1959

  • Terceira Divisão (atual A-3) = (05) (cinco)

- 1923 - 1924 - 1925 - 1929 - 1930

Voleibol[editar | editar código-fonte]

Volleyball (indoor) pictogram.svg Voleibol[editar | editar código-fonte]

A partir de 1998, a equipe não contou com nenhum patrocínio, contando apenas com o apoio da prefeitura da cidade, através do fundo de apoio ao esporte e turismo (criado pelo decreto-lei 3.507/97), que destina verbas para a infra-estrutura da equipe.

Comandadas pelo técnico William Carvalho, em sua primeira temporada no São Caetano, conseguem o sexto lugar na Superliga 01/02. Para a temporada 02/03, após acertar um contrato com a empresa brasileira Açúcar União, conseguem o vice-campeonato paulista e, além de manter a base da última Superliga, contratam grandes reforços para o seu elenco, como a levantadora Marcelle, eleita a melhor jogadora em sua posição no Campeonato Mundial de Voleibol, em 2002, e as pontas Patrícia Cocco e Renata.

Durante a temporada 08/09, associou-se a farmacêutica Blausiegel, repatriando as jogadoras Mari, Fofão e Sheilla, medalhistas de ouro com a seleção brasileira nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008. Conquistou o terceiro lugar na Superliga, sendo superado apenas por Finasa/Osasco e Rexona AdeS.

Na temporada 09/10, a Blausiegel/São Caetano trouxe novidades com a chegada do técnico Mauro Grasso, que há 12 anos estava no voleibol masculino. A equipe se mantém forte com o trio Mari, Fofão e Sheilla e recebe novas atletas, tendo como principal destaque a ponteira cubana Regla Bell, tricampeã olímpica, além das centrais Juciely e Natália, a levantadora Ana Maria, a ponta Mariana e a oposta Ciça. A ponta Dayse e a líbero Suelen, que atuaram na equipe na última temporada, renovaram com a equipe. Após ser eliminado pelo Unilever (antigo Rexona-AdeS) na semifinal, ficam em terceiro lugar após vencer o Pinheiros/Mackenzie.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Futebol paulista[editar | editar código-fonte]

Nacionais
Estaduais
  • São Paulo Copa São Paulo de Vôlei: 2009.
  • São Paulo Trófeu Eficiência: 1996, 1997, 1998, 2002.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre voleibol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.