S3 Trio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde setembro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
VIA Technologies (categoria)
Processadores: C3 • C7 • Nano
Chipsets: Chipsets VIA
Rede: VIA Velocity • VIA Rhine
Som: VIA Envy • VIA Vinyl
S3 Graphics (comparativo)
Pré-Direct3D: S3 Trio • S3 ViRGE
Direct3D 5/6: S3 Savage
Direct3D 7.x: S3 Savage 2000
Direct3D 9.x: S3 Chrome

S3 Trio é uma família de processadores gráficos da S3, uma das mais vendidas de todos os tempos em aceleração gráfica 2D. Seu nome deriva da integração de três elementos, o núcleo de processamento, o RAMDAC e o gerador de freqüência, na empresa reunidos em um único chip pela primeira vez. As versões 64-bit são os chipsets de vídeo dedicado (não integrado em placa-mãe) mais vendidos da história da S3.

Modelos[editar | editar código-fonte]

Os modelos Trio64 e 64V+ são baseados respectivamente nos chips Vision864 e Vision868, sendo basicamente suas versões integradas. A versão 64V+, assim como a 868, tem um sistema de aceleração de vídeo capaz de converter entre os formatos de cores YUV e RGB e redimensionar a imagem, ainda que de forma rudimentar, limitado a filtragem bilinear na horizontal. Diferente das Vision946/968, as Trios não tinham suporte a VRAM, sendo limitados a DRAM apenas. O núcleo de aceleração 2D foi usado mais tarde no processador S3 ViRGE.

O modelo Trio32 é uma versão econômica da 64 com barramento de memória de 32-bit.

Trio64V2 é uma atualização do modelo 64V+ que inclui filtragem bilinear na vertical. Seu acelerador 2D foi usado nos processadores ViRGE/DX e ViRGE/GX. Como nas ViRGEs correspondentes, as 64V2 eram oferecidas em versões /DX e /GX, de acordo com o tipo de memória compatível SDRAM ou SGRAM (em adição à SDRAM).

Um último modelo chamado Trio3D foi lançado, mas se tratava na verdade de um sucessor do processador ViRGE/GX2, cuja marca foi retirada do mercado devido à sua má reputação de desempenho.

Integração[editar | editar código-fonte]

Os chipsets Trio eram de fabricação simples, preços competitivos e bom desempenho para a época e foram integrados em chipsets de placas-mãe e até em emuladores de PC, como uma peça padrão no programa Microsoft Virtual PC.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]