Salão da fama

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

O salão da fama é uma espécie de museu estabelecido a qualquer campo de esforço para honrar indivíduos que alcançaram realizações notáveis em seu campo. Em alguns casos, esses salões da fama se consistem em salões ou museus que guardam como relíquia esculturas, quadros e telas em memória dos honrados. Em outros casos o salão da fama é mais simbólico, e se consiste simplesmente de uma lista de nomes de indivíduos notáveis mantida por uma organização ou comunidade.

Em analogia ao salão da fama foi criada a Calçada da Fama, uma calçada ou outro caminho de pedestres sobre as quais existem placas comemorativas. A mais conhecida é a Hollywood Walk of Fame, onde estrelas fazem menção a celebridades do cinema, rádio, televisão, teatro e música.

Em uma idéia oposta foi criado o Salão da Vergonha, reservado para aqueles que têm distinguido-se de modo particularmente negativo na sociedade.

Lista de salões da fama[editar | editar código-fonte]

Geral[editar | editar código-fonte]

Desporto/esporte[editar | editar código-fonte]

Música[editar | editar código-fonte]

Calçadas da fama[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um museu é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.