Samba de Verão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Samba de Verão, também conhecida por So Nice, ou ainda Summer Samba, é uma canção de bossa nova, considerada um clássico deste gênero musical. Foi composta por Marcos Valle em 1964, com letra original em português de Paulo Sérgio Valle, irmão do compositor. A versão em inglês, com letra de Norman Gimbel,[1] foi gravada pela primeira vez em 1965 por Wanda de Sah acompanhada pelo trio do Sergio Mendes.

A canção foi popularizada pelo Walter Wanderley Trio em 1966, ajudando o álbum Rain Forest a alcançar o status de disco de platina em 1970.[2][3] O site Allmusic fez o seguinte comentário sobre essa versão: "Sua gravação ... é considerada como talvez a música definitiva da bossa nova, mais até do que "Garota de Ipanema".[4]

Composição[editar | editar código-fonte]

Em entrevista realizada em 2017, Marcos Valle explica como nasceu a música[5]: "Quando escrevi Samba de Verão em 1964 com meu irmão Paulo, eu estava prestes a completar 22 anos. Escrevemos em nosso quarto na casa dos nossos pais no Rio. O que eu estava ouvindo na época era muita bossa nova. Ou seja, muito Tom Jobim, Roberto Menescal e Carlos Lyra. E, sim, os pássaros estavam assobiando porque era verão. O Samba de Verão refletia muito da atmosfera carioca na época. Morávamos perto da praia, e meu irmão e eu éramos surfistas. A emoção do surfe, as meninas, tudo se reflete no nosso retrato romântico do Rio."

Desempenho nas Paradas Musicais[editar | editar código-fonte]

Em 1966, a versão do Walter Wanderley Trio foi a mais vendida nos EUA, alcançando a posição #26 na Billboard Hot 100 e #3 na parada Easy Listening.[6] A composição ainda é uma das favoritas nas estações de rádio Adult Standards.

Versões[editar | editar código-fonte]

Desde 1964, a canção foi gravada por mais de 140 artistas ao redor do mundo,[7] incluindo:

Referências

  1. Marcos Valle on AllBrazilianMusic.com
  2. Walter Wanderley Pictorial Discography (retrieved 15 February 2007)
  3. Chusid, Irwin. Walter Wanderley Samba Swing! liner notes
  4. Thom Jurek, Boss of the Bossa Nova (album review), Allmusic (retrieved 28 March 2007)
  5. «Interview: Marcos Valle». Consultado em 9 fevereiro 2019 
  6. Whitburn, Joel (2002). Top Adult Contemporary: 1961-2001. [S.l.]: Record Research. p. 252 
  7. «Cover versions of Samba de Verão». secondhandsongs.com (em inglês). Consultado em 26 janeiro 2019