San Pietro Canisio agli Orti Sallustiani

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Igreja de São Pedro Canísio nos Jardins de Salústio
San Pietro Canisio agli Orti Sallustiani
Início da construção 1886
Fim da construção 1949
Religião Igreja Católica
Diocese Diocese de Roma
Ano de consagração 1949
Geografia
País Itália
Região Roma
Coordenadas 41° 54' 18" N 12° 29' 31" E

San Pietro Canisio agli Orti Sallustiani ou Igreja de São Pedro Canísio nos Jardins de Salústio é uma igreja de Roma, Itália, localizada no rione Trevi, na Via di San Nicola da Tolentino, dentro do edifício do Collegium Germanicum et Hungaricum. É dedicada a São Pedro Canísio. Não há nenhum sinal exterior visível desta igreja construída no século XX e ela não deve ser confundida com a igreja de San Nicola da Tolentino, que fica do outro lado da rua.

História[editar | editar código-fonte]

O collegium se mudou para este local em 1886 para ocupar o edifício do antigo Hotel Costanzi e construiu uma igreja no canto sudeste do quarteirão, dedicada como San Giovanni Berchmans. O edifício, em estilo neo-românico, contava com uma nave única e uma grande abside. Porém, ela foi demolida em 1939 depois que a região vizinha foi completamente urbanizada e tanto a via Barberini quanto a via Leonida Bissolati foram abertas como parte do plano viário de Mussolini para a cidade. Esta última ligava a embaixada norte-americana a Estação Termini. Infelizmente, a universidade estava no caminho e precisou ser demolido. Ele foi reconstruído em 1944 com uma capela substituindo a antiga igreja, que foi consagrada em 1949.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Não existe nenhuma característica arquitetural da igreja visível no edifício da universidade, que data da reconstrução do século XX, mas incorpora partes do antigo edifício do século XIX. Sobre a entrada do pátio da universidade, por exemplo, está uma estátua de São Pedro Canísio.

A igreja conta com uma abside cilíndrica e abriga um grande mosaico de inspiração bizantina que mostra Cristo em Majestade sobre a Virgem Maria e os apóstolos.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]