Santa Gemma Galgani a Monte Sacro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Vista de um dos edifícios anexos da igreja.

Santa Gemma Galgani é uma igreja de Roma localizada na Via Monte Meta, 1, no quartiere Monte Sacro[1]. É dedicada a Santa Gemma Galgani.

História[editar | editar código-fonte]

A paróquia homônima da qual esta igreja é sede foi erigida em 10 de setembro de 1975 através do decreto Paterna sollicitudine do cardeal-vigário Ugo Poletti. A igreja propriamente dita foi construída com base num projeto de Aldo Aloysi e inaugurada pelo próprio Poletti em 19 de junho de 1988. Em 30 de janeiro de 1994, ela recebeu uma visita do papa São João Paulo II.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Externamente, a igreja se apresenta como um edifício baixo composto de um conjunto sobreposto de paralelepípedos e cilindros de concreto. Na fachada está a inscrição dedicatória: "D.O.M. in hon. S. Gemmae Galgani A.D. MCMLXXXVIII". Particular é o campanário, uma estrutura em concreto armado com três sinos sobrepostos inserida em um dos lados do edifício (de frente para a Viale Adriatico), com dois mosaicos e uma estátua de Santa Gemma.

O interior, de planta central, representa, além da imagem da santa titular, dois trípticos, um representando a "Ascensão de Jesus" e outro, "Nascimento, Batismo e Ressurreição".

Referências

  1. «Santa Gemma Galgani» (em italiano). InfoRoma 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Carpaneto, G. (2006). Vários, ed. I quartieri di Roma. Quartiere XVI. Monte Sacro (em italiano). Roma: Newton & Compton Editori 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]